Exposição vai mostrar ações da PMJP de combate ao trabalho infantil, no Manaíra

Por - em 68

Quem for ao Manaíra Shopping a partir deste domingo (12) até o dia 18, terá a oportunidade de conhecer uma série de ações e programas que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vem realizando com o objetivo retirar crianças e adolescentes das ruas da Capital em situação de trabalho infantil.

A exposição ‘Nós contra o trabalho infantil’ é uma iniciativa em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT 13) e o Manaíra Shopping. A ação denuncia a exploração do trabalho infantil no Estado e acontecerá na Praça de Eventos daquele centro comercial.

Esforço conjunto
– O secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza, explicou que a exposição é parte de um plano de trabalho que vem sendo articulado entre a Prefeitura de João Pessoa e a PRT 13, juntamente com outros municípios, para erradicar o trabalho infantil na Paraíba. “Essa é uma prática bastante difícil de ser combatida, pois no momento em que se dá dinheiro a alguma criança ou adolescente que vende alguma coisa na rua ou limpa o vidro do carro, a sociedade colabora para que ela continue existindo. Essa exposição e a campanha são um chamado para que todos se engajem nesta luta e juntos possamos alcançar nosso objetivo”.

A mostra contará com cerca de 30 flagrantes em preto e branco dos repórteres fotográficos Francisco França, Marcus Antonius e Mônica Câmara, sobre o trabalho infantil. Várias apresentações culturais, resultado das oficinas realizadas pelas crianças e adolescentes dos núcleos dos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano da PMJP acontecerão durante toda a semana da exposição.

Contribuição –
O secretário também destacou que durante a exposição, as pessoas terão a oportunidade de conhecer e até de contribuir com o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundec).

“Elas ficarão sabendo que qualquer pessoa pode contribuir com até 6% do seu imposto a pagar, sendo pessoa física, e 1% no caso de pessoa jurídica. Os recursos são destinados à realização de programas e projetos de atenção aos direitos da criança e do adolescente em situação de risco e vulnerabilidade social”, concluiu. Veja a seguir o calendário das apresentações artístico-culturais.

Dia 12/8 – Domingo

Circo Escola – 20 minutos
Herdeiros do Futuro/ Peti Cruz das Armas – 20 minutos
Hip hop – 20 minutos
Agente Jovem/ Centro de Referência da Cidadania (CRC) Jardim Veneza

Dia 13/8 – Segunda-feira
Latocando – Peti
Núcleo do Peti / Maria de Nazaré
Ruartes
Cordel do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) / Agente Jovem
CRC Cruz das Armas

Dia 14/8 – Terça-feira
Percussão – Peti / CRC Bancários
Texto – Festa na Rua / Peti
CRC Cruz das Armas
Música – Grupo de flauta / Peti
CRC Cruz das Armas – Santa Clara (Castelo Branco)

Dia 15/8 – Quarta-feira
Circo Escola Municipal / Circo Escola
Teatro – Peça ‘1, 2, 3 e já’
Agente Jovem / CRC Mangabeira
Coral – Peti Cristo
CRC Cristo

Dia 16/8 – Quinta-feira
Cordel Integração
Agente Jovem / CRC Mangabeira
Hip hop
Agente Jovem / CRC Jardim Veneza
Latocando
PETI Maria de Nazaré

Dia 17/8 – Sexta-feira
Ruartes
Coral Herdeiros do Futuro
Peti – Cruz das Armas
Sarau Poético Peti – Cruz das Armas

Dia 18/8 – Sábado
Circo Escola Municipal
Circo Escola
Teatro – Peça ‘1, 2, 3 e já’
Agente Jovem / CRC Mangabeira
Percussão – Peti Bancários
CRC Bancários