Faixa para ônibus melhora fluxo de veículos no Centro de JP

Por - em 37

A ampliação da faixa exclusiva para ônibus no Centro de João Pessoa está contribuindo para a redução dos congestionamentos nos horários de grande movimentação de veículos. De acordo com o diretor de Trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Pablo Fragoso, embora ainda ocorram, os congestionamentos registrados tem sido menores e mais curtos. “Além disso, com um espaço reservado somente para os ônibus, as vias ficaram mais organizadas e não há mais carros entre eles”, afirmou.

A medida faz parte do plano de mobilidade urbana da Prefeitura Municipal de João Pessoa e teve como objetivo reordenar o trânsito e dar prioridade ao tráfego de ônibus, tornando o percurso mais ágil e confortável ao usuário do sistema de transporte coletivo. “Somente a partir de um bom serviço é que os pessoenses poderão se sentir seguros para deixar seus carros em casa e andar de ônibus”, afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

“O que eu notei é que os ônibus têm maior facilidade de transitar com a faixa exclusiva, pois os carros respeitam o espaço deles”, contou o vigilante, Adenilson Junior. O vigilante afirmou que espera que mais faixas exclusivas sejam implantadas em outros pontos da cidade para facilitar ainda mais os usuários dos transportes coletivos e os próprios motoristas de João Pessoa.

A cidade conta com uma frota de aproximadamente 220.796 veículos circulando pela Capital, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Além disso, o sistema de transporte público urbano da cidade conta com 445 ônibus em operação, realizando diariamente cinco mil viagens, através de suas 92 linhas e transitando pela região Central em direção ao Terminal de Integração. Com isso, com a implantação da faixa exclusiva, a STTrans está disciplinando o tráfego e melhorando o conflito que existia entre o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena e a Avenida General Osório, onde o volume de veículo circulando é bastante intenso.

O funcionário público Airton Sales de Oliveira disse que com a faixa exclusiva o fluxo de veículos que passa pela Lagoa melhorou muito, pois os veículos particulares não se misturam com os ônibus. “As viagens são mais rápidas e com isso chego em minha casa mais cedo para descansar do trabalho”, disse o servidor.

A faixa exclusiva foi ampliada em três quilômetros no início do mês de novembro. Ela tem início a partir do Parque Solon de Lucena, no anel interno, e se estende pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Cândido Pessoa, Avenida Sanhauá e Avenida Desembargador Trindade. Após os ônibus passarem do Terminal de Integração do Varadouro, a faixa exclusiva segue pela Rua Padre Azevedo e Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com a Rua Guedes Pereira.

De acordo com o chefe da Divisão de Controle Operacional de Trânsito (Dicop), Klebson França, a ampliação da faixa beneficiou motoristas de veículos e usuários de ônibus. “Percebemos que houve uma melhora na fluidez do trânsito e os ônibus agora estão cumprindo melhor os seus horários de viagem. Outro ponto de melhora é que na Avenida Cardoso Vieira, quando ocorria um acidente, causava um grande transtorno, pois como era permitido o estacionamento no lado esquerdo, a via ficava bloqueada. Agora com a faixa exclusiva, o estacionamento foi proibido e não há mais bloqueios, sendo a rua liberada muito mais rápido”, explicou.

O motorista de ônibus Josmar Andrade da Silva falou que a medida melhorou 100% para os operadores de transporte coletivo, pois antigamente os coletivos tinham que concorrer com os carros para transitar no Centro da cidade. “Antes os veículos não deixavam a gente transitar em paz, já com as faixas eu ganho tempo de viagem em vários minutos. Espero que a STTrans coloque mais faixas na cidade”, disse Josmar.