Famílias do Cinturão Verde fazem mutirão da limpeza no Cuiá, na 4ª

Por - em 19

Uma equipe de produtores do projeto Cinturão Verde fará nesta quarta-feira (8), um mutirão de limpeza na comunidade do Cuiá. A ação contará com a participação de 25 famílias e de funcionários da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur). Eles se reunirão a partir das 14h na capela da comunidade.

Na quinta-feira (2), uma equipe de técnicos do Cinturão Verde esteve na comunidade para conscientizar a população sobre a importância do tratamento do lixo e da reciclagem de material. De acordo com a assistente técnica do projeto, Janine Lucena Santos de Lima, na ocasião foi apresentada uma pesquisa realizada entre os próprios moradores, onde 100% dos entrevistados se mostraram dispostos a contribuir com ações de reciclagem.

O mutirão da limpeza nesta quarta-feira é uma forma de sensibilizar a comunidade para dar início a essa nova filosofia de tratamento do lixo. “Vamos fazer a limpeza na comunidade, no rio. Daí em diante será responsabilidade da população manter o ambiente limpo”, explica Janine Lucena. A próxima etapa do projeto envolverá a comunidade de Mumbaba. “Mas primeiro vamos avaliar os resultados desse primeiro mutirão para definir a data do próximo”, informou a assistente técnica do projeto.

De acordo com o diretor do projeto Cinturão Verde da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e da Produção (Sedesp), Roberto Vital, a iniciativa já possui outras ações importantes na área de meio-ambiente. Uma delas é a instalação, em fazendas do Cuiá, de seis digestores (equipamentos que transformam fezes e urina de animais em fertilizante e biogás). Todos os equipamentos serão utilizados no tratamento dos dejetos de porcos, reduzindo assim a poluição gerada pela exposição desse material à natureza. Até outubro, a expectativa é que 15 biodigestores estejam instalados.