Feira Agroecológica percorrerá bairros da Capital em 2009

Por - em 20

A partir do próximo ano, João Pessoa vai contar com uma Feira Agroecológica Itinerante, que percorrerá os principais bairros da cidade, levando produtos de qualidade a preços competitivos. O coordenador do projeto Cinturão Verde, Roberto Vital, anunciou para o final deste ano a entrega de um ônibus adaptado para as atividades de exposição e comércio dos produtos vindos da zona rural da capital.

O ônibus foi uma doação da Associação das Empresas de Transportes Coletivos (AETC) de João Pessoa e a adaptação foi feita com recursos do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP).

Além disso, serão repassados mais de R$ 100 mil em materiais e equipamentos para implantação de hortas, pomares, aviários e biodigestores. Esse investimento permitirá incrementar a produção em quantidade, qualidade e diversidade.

O projeto Cinturão Verde e a Cooperativa dos Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort-JP) promoverão três cursos até o final deste ano sob os temas ‘Gestão Cooperativa’, ‘Compromisso com o Sucesso’ e ‘Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Aproveitamento Culinário das Sobras Agrícolas’.

Desde que foi criado, há três anos, o Cinturão Verde já investiu mais de R$ 1 milhão na agricultura familiar de João Pessoa, firmando cerca de 300 contratos de financiamento. São 180 empreendedores que receberam capacitação em diversas áreas e hoje comercializam seus produtos com venda direta ao consumidor, através de duas feiras agroecológicas realizadas na Praça da Paz, no Conjunto dos Bancários, e no Mercado Público do Valentina.

O projeto também concluiu com sucesso a etapa piloto do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, juntamente com a Conab. A parceria possibilitou a 36 agricultores, num período de seis meses, fornecerem 56 toneladas de produtos agroecológicos para 28 entidades filantrópicas que atendem semanalmente 1.500 pessoas.

Confira a programação:

Curso Gestão Cooperativa – Sob patrocínio da OCB-PB, dias 24 e 25/11, no Hotel Netuanah, para 20 dirigentes e associados da Prohort-JP. No encerramento, a Secretária de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) entregará cheques do Empreender-JP que assegurarão a capitalização social da Prohort e darão à entidade a condição de cumprir o papel de gestora da comercialização da produção agroecológica.

Palestra ‘Compromisso com o sucesso’ – No auditório da OCB-PB, dia 1º de dezembro, das 13h às 15h. Será proferida pelo consultor Henrique Rossoni para os associados da Prohort-JP e técnicos da Sedesp e demais instituições parceiras do Cinturão Verde.

CURSO Boa práticas de manipulação de alimentos e aproveitamento das sobras agrícolas – Será organizado e ministrado pelo Conselho de Segurança Alimentar (Consea-JP), no Banco de Alimentos localizado no Conjunto Ernesto Geisel. O evento se realizará no dia 5 de dezembro e terá como clientela as agricultoras que participam das feiras agroecológicas coordenadas pela Prohort.