Feira de Mulheres Empreendedoras promove geração de renda para 300 artesãs da Capital

Por Max Oliveira - em 763

Teve início nesta segunda-feira (18), no Ponto de Cem Réis, Centro da Capital, e se estende até a próxima sexta-feira (23), a Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento. A iniciativa, que acontece das 9h às 17h, faz parte de uma parceria entre o programa João Pessoa Artesã (JPA) e a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O objetivo é comercializar produtos natalinos, na perspectiva de geração de renda, com 80 mulheres artesãs, entre grupos e individuais, beneficiando um total de mais de 300 participantes. “É mais um espaço para as mulheres escoarem a produção do ano todo e puderem gerar renda. É um trabalho que vem sendo realizado em várias áreas, como crochê, pacthwork e biojoias”, disse Maísa Cartaxo, coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA) e primeira-dama do município.

Já a secretária das Mulheres, Lídia Moura, ressaltou o caráter social empregado no projeto, através do trabalho de resgate da autoestima das mulheres através das duas secretarias. “Tem mulheres que foram vítimas de violência, que se encontravam à margem da vulnerabilidade social e, hoje, a partir das nossas iniciativas, conseguiram ter sua autonomia financeira”, afirmou.

A data da comercialização foi definida em virtude dos pagamentos dos décimos terceiros, tanto do setor público quanto privado. Já o local para sediar a feira, o Ponto de Cem Réis, foi escolhido por ser um espaço no centro da cidade, com grande fluxo de pedestres e acessibilidade. “Temos o prazer de convidar a população para prestigiar, conhecer e adquirir os produtos, que são resultados do trabalho criativo dessas mulheres, ressalta a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, Regina Bonfá.

A Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento ainda conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).