Feira de Saúde beneficia 200 usuários no mercado da Torre

Por - em 16

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta quarta-feira (19) a terceira etapa do projeto “Cidadania e Saúde na Feira” no Mercado Público da Torre. A ideia do evento é aproximar os feirantes e clientes dos serviços de saúde. Mais de duzentos usuários fizeram teste de glicemia, aferiram a pressão, receberam orientação em saúde bucal, esclarecimentos sobre a dengue, doenças sexualmente transmissíveis e influenza HIN1, além da distribuição de preservativos e corte de cabelo.

A Secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, esteve presente ao local e comentou a iniciativa. “Muitos feirantes não procuram os serviços de saúde, e levar esses serviços até a feira é uma forma de prevenir e tratar doenças que já existem e alguns deles nem sabem, afirmou.

O evento contou ainda com a participação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que distribuiu cerca de 50 mudas de árvores nativas, como ipês, pau-brasil e aroeira. Já a STTrans montou uma tenda para distribuição de material educativo. Dona Celma Maria Lima, 55 anos, é moradora do bairro da Torre e frequentadora do Mercado Público. Ela fez teste de glicemia, aferiu a pressão e se preparava para cortar o cabelo. “Gostei muito dos serviços, mas gostaria que viessem mais vezes”, afirmou.

O projeto “Cidadania e Saúde na Feira” faz parte das comemorações do aniversário de 424 anos da cidade de João Pessoa e pretende ainda visitar os mercados públicos do Bairro dos Estados, Valentina e Mangabeira.