Feira de Saúde sobre diabetes e hipertensão é realizada nos Ipês

Por - em 28

Acontece neste sábado (27), no bairro dos Ipês, a Feira de Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde dos Ipês. As atividades têm início a partir das 8h e o evento é voltado aos hipertensos e aos cuidados que a população deve seguir para combater a hipertensão e o diabetes. A feira acontece até às 17h na Unidade de Saúde.

De acordo com a apoiadora Janaína Japiassú, os indicadores da região dos Ipês apontam que o número de hipertensos cadastrados na unidade está abaixo da média. “Decidimos traçar o perfil desta população, através de fatores como genética, índice de massa copórea, hábitos alimentares, práticas de atividades físicas, entre outros. Queremos incentivar um estilo de vida saudável e cuidar do acompanhamento dessa população” afirmou a apoiadora.

Acompanhamento em João Pessoa – Atualmente o Sistema de Cadastramento e Acompanhamento dos Portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde aponta cerca de 40 mil hipertensos e 16 mil diabéticos em João Pessoa, que são acompanhados pelas Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas e dos Centros de Apoio Integral à Saúde (CAIS) de Jaguaribe, Cristo e Mangabeira.

Nestes espaços são oferecidos consulta médica, consulta de enfermagem, aferição da pressão arterial, medição da glicemia capilar, medicamentos para controle, insulina e encaminhamento para consulta especializada (endocrinologia, cardiologia, angiologista, oftalmologista ou serviço do pé diabético), e dependendo do caso, encaminhamento hospitalar.