Feira de serviços e cultura movimenta Ilha do Bispo nesta sexta

Por - em 50

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vai realizar nesta sexta-feira (21) a III Feira de Saúde, Educação, Assistência, Arte e Cultura (Searc) da Ilha do Bispo. Várias tendas serão armadas com serviços da gestão municipal, como a emissão de documentos, prevenção e saúde, oficinas de beleza e atividades de educação e arte.

O evento, que acontecerá das 8h às 16h, é uma mostra do trabalho realizado na rede social – Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS) e Educação (Sedec) – no bairro, desde o início do ano. A Banda Marcial da Escola  Municipal Frutuoso Barbosa fará a abertura das atividades, que serão realizadas na Rua Apolônio Sales, s/n, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF).

Entre os serviços oferecidos na III Searc estão emissão da Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho e do Cidadão e consultas aos programas governamentais, como o Bolsa Família, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), Projovem Adolescente, Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência. Técnicos da saúde irão realizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia, higiene bucal e outros, na Tenda da Saúde, enquanto que serviços de corte de cabelo, manicure, pedicure e similares serão oferecidos durante todo o dia na Tenda da Beleza.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Ilha do Bispo, Ana Beatriz Gomes, a expectativa dos organizadores  é atrair cerca de 2 mil pessoas, tomando como base o público dos anos anteriores. “A Feira vem crescendo muito, os moradores aguardam com ansiedade a sua realização, cujo maior protagonista é a própria comunidade”, disse.

As tendas educativas serão animadas com jogos e outras atividades, contando com a participação dos alunos das escolas municipais do bairro e adjacências.

Grupos de artesãos do bairro vão expor produtos artesanais em tendas específicas. O Grupo de Percussão 13 de Julho, formado por integrantes do Projovem Adolescente, fará apresentação seguida de integrantes do Peti e jovens da comunidade, que farão apresentação de dança, teatro e música.

Homenagens –  Na ocasião, dois importantes personagens do bairro, o escritor Políbio Alves e a líder do movimento de luta pela Moradia,  Maria Salete, mais conhecida como Sassá, falecida recentemente, serão homenageados pela grande contribuição prestada ao desenvolvimento da Ilha do Bispo.

A obra literária do escritor  Políbio Alves foi trabalhada em sala de aula durante o semestre e será encenada pelos alunos durante a Feira. Ao final haverá a entrega de comenda aos três primeiros lugares do concurso de redação intitulado “Como Vejo Meu Bairro”, realizado nas escolas públicas da Ilha.

Além do Cras, o evento é uma realização da USF e da ONG Arca – Associação Recreativa, Cultural e Artística da Ilha do Bispo. Ana Beatriz Gomes, Maria Gláucia Holanda Aragão (USF) e José Geraldo Silva (Gero), presidente do Conselho Comunitário Povoação Índio Piragibe, são os responsáveis pelo projeto da Feira.

São parceiros do evento o Programa de Aceleração do Crescimento (Pac); Centro de Atendimento às Vítimas de Violência (Ceav); Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas); Casa Pequeno Davi; Projeto Promovendo a Vida; Núcleo Integrado do Policiamento Civil e Militar da Ilha; Funjope; STTrans; IPC; escolas municipais e estaduais do bairro, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Programação:

8 h – Organização

9h30 – Abertura com a Banda Marcial da Escola Frutuoso Barbosa

9h15 – Apresentação da Feira

9h30 – Leitura de poemas de Políbio Alves (alunos da Escola Frutuoso Barbosa)

9h45 – Apresentação do Grupo de Hip Hop da Escola Frutuoso Barbosa

10h – Apresentação de alunos da Escola Peregrino de Carvalho

10h30 – Vídeo sobre Sassá e homenagem “in memoria” com uma ciranda pelo grupo de Idosos do bairro.

10h45 – Sorteio de brindes

11h – Apresentação do Balé da Arca

11h30 – Encerramento das atividades da manhã

Intervalo

13h30 – Apresentação da Escola Estrela Guia e Casa  Pequeno Davi

13h45 – Grupo de Hip Hop da Escola Raul Machado

14h – Teatro Projovem Adolescente

14h15 – Balé e Dança Folclórica (Escolinha Turma da Mônica)

14h45 – Concurso de Redação

15h15 – Sorteio de brindes

15h30 – Grupo de percussão

16h – Encerramento