Feira Mulheres Empreendedoras da PMJP expõe arte no Ponto de Cem Réis

Por - em 63

A Feira Mulheres Empreendedoras em Movimento, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, teve início nesta quinta-feira (10), no Ponto Cem Réis. A exposição reúne artesanato, moda, saúde, formação e cultura, e está instalada no local até este sábado (12).

A Feira antecede o Dia das Mães, garantindo às artesãs um espaço para a exposição e venda dos seus produtos e possibilitando aos visitantes uma variedade de artigos, como roupas, bijuterias, artigos para decoração, cama, mesa e banho, tricô, crochê, bordados, perfumaria, calçados, entre outros.

“Essa feira é muito importante para nós mulheres artesãs. Além de termos nossos produtos expostos à venda, ela é um espaço para divulgação do nosso trabalho e para outros contatos comerciais”, comentou Neirijan Alves, artesã há 35 anos.

Ainda segundo Neirijan Alves, antes das feiras promovidas pela prefeitura, suas mercadorias eram vendidas por outras pessoas que não valorizavam o seu trabalho. “Hoje, além de expor, ministro cursos nas comunidades. É através da feira que faço meus contatos e administro minhas vendas. Sei exatamente quanto cobrar das peças e do valor que cada uma tem”, disse.

Outra artesã motivada com as vendas é Maria Gorete, que aproveita o espaço da feira para confeccionar bijuterias. “Na minha mesa tem mercadorias a partir de R$ 5,00. São brincos, colares, pulseiras e anéis. Enquanto vendo, aproveito para produzir outras peças e ainda faço o produto como o cliente desejar”, comentou.

Cultura – Quem animou a tarde cultural desta quinta-feira foi o grupo musical Isa y Plá, contagiando o Ponto Cem Réis com muita música popular brasileira. Nesta sexta-feira (11), a atração é a Banda Marcial Augusto dos Anjos. Encerrando a programação cultural da feira, haverá neste sábado (12), às 11h, apresentação do Coral Infantil Erê D’onim.

Oficinas – A Secretaria das Mulheres também está promovendo oficinas de origames (dobraduras em papéis), aulas de alimentação saudável a base se soja, penteados afros, dicas de dança moderna e canto, além de serviços de saúde com aferição de pressão arterial, nutricionistas, aurículo terapia, tai-chi-chuan e terapia holística.

Saiba mais – A Feira Mulheres Empreendedoras em Movimento é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres que tem como principal objetivo promover, fortalecer e dar visibilidade à produção artesanal das mulheres pessoenses.

A feira teve sua primeira versão em março de 2005 e hoje beneficia cerca de 250 artesãs, entre empreendedoras individuais e outras que trabalham em grupos, promovendo exposições em diversos pontos da cidade.