Feira Mulheres Empreendedoras fica até sábado no Ponto de Cem Réis

Por - em 19

A Feira Mulheres Empreendedoras em Movimento se instalou mais uma vez bem no centro da Capital paraibana. São 12 tendas montadas com o mais variado artesanato à disposição de quem passar no Ponto de Cem Réis, onde a feira está montada.  A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), juntamente com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres está realizando o evento até sábado (07), sempre das 10h às 17h.

De acordo com a coordenadora na Área de Trabalho de Enfrentamento a Pobreza das Mulheres, Lúcia Silva, a Feira tem o objetivo de auxiliar as artesãs no aumento da renda e do sustento familiar. “Cerca de 80% das artesãs são oriundas de algum Programa de Assistência Social, seja Municipal, Estadual ou Federal. Na Prefeitura elas fazem parte do Programa Empreender Mulher e também participam das ações dos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), Centros de Referências da Cidadania (CRCs) e Centro de Referência da Mulher”, explicou.

Quem for à feira vai encontrar uma variedade de produtos como flores artesanais, sabonetes, bijuterias, sandálias, artigos de decoração, roupas, mosaicos, tricô, bordados, plantas e objetos feitos com material reciclado. Ao concentrar, num único local, várias opções de produtos com preços acessíveis, a feira pode ser aproveitada como opção para compra do presente do dia das mães, comemorado no próximo domingo (8).

Cordel e culinária – Além de artesanato, a Feira Mulheres Empreendedoras dispõe de um espaço destinado à culinária e outro para literatura em cordel. A cordelista Josefa Lurdinete, moradora de Mangabeira VII, enfrenta problemas para manter a produção de cordel, por isso enfatiza a importância de participar de eventos como este. “Mesmo sem patrocínio para escrever e reproduzir os folhetos, continuo trabalhando muito. O apoio da Prefeitura é importante na divulgação do meu trabalho”, afirmou.

Auxiliadora Maria Coelho, junto com outras três artesãs, participam do Artesãs Unidas Fazendo Arte (AUFA), em Mangabeira I. Juntas elas fazem todo o tipo de artesanato envolvendo materiais reciclados, como objetos de decoração para cozinha, bonecas de pano e bordados. Mesmo sem estar participando, a artesã Ivanice Nunes, visitou a feira para conferir o trabalho das colegas. “Como artesã, fico satisfeita com a realização desta feira aqui no Centro, devido à localização e o apoio do governo”, enfatizou.