Fenômeno da superlua poderá ser visto neste sábado na Estação

Por - em 54

O projeto ‘Venha Ver Lua’, que acontece sempre no domingo mais próximo à lua cheia, será realizado excepcionalmente neste sábado (5), devido ao fenômeno da superlua. As observações serão feitas com as lentes e telescópios do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, a partir das 18h30, no Terraço Panorâmico. A entrada é gratuita, mas depende das condições climáticas para acontecer.

O responsável pelo Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, o astrônomo Marcos Jerônimo, informou que neste sábado, em especial, os professores e cientistas do Laboratório de Astronomia do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), também estarão disponibilizando os equipamentos (telescópios) da instituição para a observação do fenômeno.

A superlua acontece, segundo Marcos Jerônimo, porque a órbita lunar é elíptica, havendo um ponto máximo de aproximação (perigeu) e um ponto máximo de afastamento (apogeu) da Terra. “No dia 05 de maio, o perigeu lunar coincide com a lua cheia, o que causa o fenômeno da superlua, onde nosso satélite natural estará cerca de %16 maior e mais brilhante. Está será a maior lua do ano”, explica. A última superlua ocorreu em março de 2011.

A NASA recomenda a observação do fenômeno durante o nascer da lua. Não se sabe ao certo ainda o motivo, mas envolve algum tipo de ilusão visual e faz a lua parecer especialmente maior. Vale lembrar que a observação do fenômeno depende das condições climáticas do dia para acontecer.

Venha Ver a Lua – É um projeto da Estação Cabo Branco realizado desde o ano de 2008, uma vez por mês, com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência e, sobretudo, a astronomia. Já as observações dos astros, acontecem sempre as terças, quintas e domingos, também às 18h30, no Terraço Panorâmico.

Serviço:

Projeto Venha Ver a Lua – superlula

Dias: Sábado (05)

Hora: 18h30

Local: Terraço Panorâmico – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

Contato para imprensa:

Marcos Jerônimo – Astronomia

Fone: 83. 9137.3987 – 8718.7667

E-mail: mjr@bol.com.br