Feriados prolongados devem movimentar turismo em João Pessoa em 2020

Por Rômulo Teodorico - em 544

Para quem gosta de curtir os feriados durante o ano já pode começar a comemorar, pois o ano de 2020 terá dez feriados prolongados. As datas nacionais devem cair em segundas, terças, quintas ou sextas-feiras, sujeitas a emendas com o fim de semana. João Pessoa é um ótimo destino para quem quer aproveitar, com opções para turistas que procuram desde descanso e tranquilidade na bela orla, curtir uma das maiores prévias carnavalescas do país ou conhecer um pouco da história da terceira Capital mais antiga do Brasil.

Com investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a melhor Capital do Nordeste para viver, Cidade Criativa da Unesco e Amiga do Idoso, vem se destacando nestes últimos anos pelas suas belezas naturais, infraestrutura e a hospitalidade com que recebe pessoas de todas as regiões do mundo. “A gestão do prefeito Luciano Cartaxo tem trabalhado pesado para que o turismo da nossa cidade venha a crescer, assim como temos visto acontecer. João Pessoa, sem dúvidas, é uma ótima opção de lazer nos feriados de 2020”, destacou o secretário de turismo, Fernando Milanez.

Com previsão de feriadão, a primeira data festiva é o Carnaval, que acontecerá no final de fevereiro e promete animar os foliões em dois momentos. Uma semana antes do Carnaval, para o folião que curte animação e muito calor humano, o bloco pré-carnavalesco “Muriçocas do Miramar”, junto com a irreverência das “Virgens de Tambaú” e a originalidade do “Cafuçu” movimentam multidões. Já o segundo momento é o Carnaval Tradição, que traz clássicas e eternas marchinhas, bandas de frevo, desfile de tribos indígenas e das agremiações das escolas de samba de João Pessoa.

O Centro Histórico da Capital é um excelente local para aproveitar a Semana Santa, que acontece de 10 a 12 de abril. A arquitetura barroca de igrejas como Mosteiro de São Bento e Igreja de São Francisco proporcionam uma verdadeira experiência espiritual. Para quem ainda busca saber mais sobre a história da cidade, o Hotel Globo e o Centro Cultural Casa da Pólvora, ambos recém revitalizados e restaurados pela prefeitura, também são uma excelente dica.

Em 21 de abril, dia de Tiradentes, as praias do litoral considerado o mais bonito do Brasil, além de ser um convite a se banhar nas águas cristalinas do Caribessa e Picãozinho, o turista também pode caminhar em um verdadeiro cartão postal que é a calçadinha de Tambaú recém revitalizada com uma ciclovia para prática do ciclismo, patins, skate e caminhada. E pra quem quer conhecer a noite de João Pessoa, o local concentra alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, com gastronomia diversificada, com destaque para frutos do mar e comida regional.

Já no Dia Mundial do Trabalho (1 de maio), a opção é curtir a programação do projeto AnimaCentro. Para quem gosta de dançar ao som de uma boa roda de samba e chorinho, a pedida é o projeto Sabadinho Bom. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o projeto que acontece todos os sábados, na Praça Rio Branco, Centro, onde músicos e artistas locais se apresentam gratuitamente em shows ao ar livre. O projeto funciona em nove polos distintos: Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Villa Sanhauá, Galeria Casarão 34 e Novo Parque da Bica.

No dia de Corpus Christi (11 de junho) e feriado da Independência (7 de setembro), a sugestão é visitar o Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano. O Celeiro Espaço Criativo se destaca pela realização de sarais poéticos, lançamentos de livros, amostras, desfiles, oficinas de arte, projetos em geral, além da participação em eventos itinerantes, a exemplo do Casacor. Essa demanda é realizada mensalmente, através de uma programação que inclui ainda aulas e passeios com escolas da rede municipal de ensino.

E no dia de Nossa Senhora da Aparecida, em 12 outubro, a vez é dos pequenos, já que também é comemorado o Dia das Crianças. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) exibe animais de todas as partes do mundo além de oferecer muitas brincadeiras e atividades para criançada. A Bica fica localizada no centro da capital em um trecho preservado de Mata Atlântica que proporciona além de muita diversão, um contato com a natureza. Recentemente o local foi revitalizado pela PMJP.

No Dia de Finados, em 2 de novembro, a data é um convite à reflexão e as lembranças e a Praça da Independência é o local perfeito para isso. Um dos mais belos jardins de Capital, a praça foi restaurada e revitalizada pela atual gestão e é o local frequentado por famílias que se reúnem para descansar ou fazer um delicioso piquenique.

No dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, a dica é conhecer um dos mais belos cartões postais de João Pessoa. O Parque da Lagoa, que foi totalmente restaurado e revitalizado, é o mais novo pulmão da cidade, localizado no centro de João Pessoa. Com mais de 500 novas mudas, entre espécies arbóreas e arbustivas, o destaque fica para os ipês amarelos e rosas que colorem a paisagem para quem quer curtir em família um belíssimo fim de tarde.

O parque também oferece ótima estrutura de lanchonetes e banheiros para a família que deseja curtir sossegada as várias praças cercadas de muito verde, além do local ser perfeito para prática de esportes como caminhadas, ciclismo e patins, na ciclovia que contorna toda a área. E para os amantes dos esportes radicais, o Parque da Lagoa tem uma das pistas de skate mais modernas do país.

E no último feriadão do ano, dia de Iemanjá e Nossa Senhora da Imaculada Conceição (8 de dezembro), a dica é curtir um forró no projeto Forró na Feira, que oferece durante todo o ano uma programação com musicais regionais. O show acontece na Feirinha de Tambaú e é uma iniciativa da PMJP, visando levar atrações gratuitas para a população, incentivando o trabalho de artistas locais e fomentando a cultura regional. Além disso, é uma atração a mais para turistas que visitam a Capital.