Festa da Penha: a STTrans reorienta trânsito no sábado

Por - em 37

A 245ª Procissão de Nossa Senhora da Penha vai gerar modificações no trânsito, em algumas áreas da Capital, já a partir da tarde deste sábado (29). De acordo com o esquema definido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), trabalharão no disciplinamento do tráfego de veículos e pessoas 35 agentes em pontos fixos, três supervisores e 15 motociclistas para garantir a segurança dos fiéis das 17h do sábado até o final da procissão, na manhã do domingo.

Um dos principais eventos do calendário religioso paraibano, a Procissão da Penha cumpre um percurso de aproximadamente 14 km, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no início da Rua das Trincheiras, à praia da Penha, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Anualmente, milhares de fiéis participam da procissão.

O esquema especial montado pela STTrans também colocará de plantão uma equipe de transporte – 16 fiscais e supervisores – para controlar o embarque e o desembarque nos ônibus, principalmente após o término da procissão.

Interdição – No centro da cidade, o esquema da STTrans terá início às 17h do sábado com interdição das avenidas Trincheiras (no trecho entre as ruas Professora Alice Azevedo até a Irineu Jóffily) e João Machado (na área entre as ruas Rodrigues Chaves e a Rodrigues de Aquino), nas proximidades da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, de onde sairá o cortejo religioso. Já na Penha, o acesso a área em torno do santuário será bloqueada a partir das 13h e só terão acesso ao local os veículos dos moradores e da organização do evento, identificados com adesivos previamente distribuídos pela STTrans.

A partir das 22h, quando a procissão sai da Igreja de Lourdes, a STTrans iniciará a interdição das seguintes vias: avenidas João Machado, Pedro II, Via Expressa Padre Zé (contorno da UFPB/CT), Sérgio Guerra e Walfredo Macedo Brandão (Bancários), Hilton Souto Maior, Rua José G. dos Santos e Avenida Nossa Senhora da Penha. Nessas vias, os bloqueios serão feitos à medida que a procissão for passando e liberados em seguida, para garantir a segurança dos romeiros e a fluidez do trânsito.

Ônibus extras – De acordo com a Diretoria de Transportes, as empresas Transnacional e Marcos da Silva vão disponibilizar ônibus extras. A Transnacional colocará mais 80 veículos e a Marcos da Silva outros 30. Para o embarque e desembarque dos fiéis, os ônibus ficarão estacionados na PB 008, nas proximidades do posto de combustível e no início da Avenida Hilton Souto Maior, sentido praia/centro, próximo à rotatória. Os veículos que fazem a linha Tetéu- circulam durante a madrugada – receberão reforço para atender os usuários.

Marcha para Jesus – A STTrans, com apoio da CPTran, também atenderá os fiéis da Marcha Para Jesus programada para acontecer neste sábado (29). A Marcha terá início na Praça da Independência (concentração), seguindo pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré, divisa de Tambaú com Cabo Branco.

A partir das 15h, a STTrans inicia o trabalho desviando o trânsito sentido praia/centro pela Avenida Barreto Sobrinho, em Tambiá. Após a saída do cortejo, por volta das 16h, fiscais de transportes vão desviar os ônibus que circulam pelas avenidas Epitácio Pessoa e Júlia Freire. Equipes de motociclistas irão acompanhar o evento até o Busto de Tamandaré, realizando os bloqueios necessários.