Festa da Penha começa nesta quarta com vasta programação cultural

Por - em 36

Uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade de João Pessoa começa nesta quarta-feira (21) e vai até o próximo sábado (24) com uma vasta programação que envolve shows musicais e a realização de oficinas sócio-educativas para os moradores do bairro da Penha. É a Festa de Nossa Senhora da Penha, que já está na sua 224ª edição, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A programação começa às 9h da manhã desta quarta, com a promoção das oficinas de Gênero, pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) e de Resgate da História da Penha, pelo Grupo de Jovens Emanuel.

Às 14h da quarta-feira acontece a oficina sobre a política cultural do Governo Municipal, apresentada pela Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) e às 21h seráa vez do Orçamento Democrático. Todas as oficinas acontecem na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, localizada na Penha.

Na quinta–feira (22), à noite, o evento será aberto oficialmente com a presença de autoridades municipais, lideranças comunitárias do bairro e delegados do Orçamento Democrático. Em seguida, terá inicio a apresentação de bandas musicais, que apresentarão os mais diversos ritmos, começando com a Ciranda do Sol, de mestre Maé Baixinho, passando pelo Forró com ‘Os Três do Norte’ e finalizando com a banda Mega Som.

Na sexta (23) a festa começa às 21h, com a apresentação do Coco rodado do Quilombo do Guruji, da cidade do Conde. Às 22h30 sobem ao palco as bandas Forró Fiá e Omelete.

E no sábado (24) a parte profana da Festa de Nossa Senhora da Penha será finalizada com os ritmos da embolada, com Caetano de Ingazeira e Barra Mansa, além de de muito repente, forró e axé music, com apresentações dos repentistas João Paulo e Pedro Firmino, trio de forró Os Cabras de Mateus e a banda S3. Os shows musicais acontecem no Largo da Penha.