Festa das Neves reúne ‘Monga’, 15 parques de diversão e 290 barracas

Por - em 298

Da tradicional roda-gigante ao eletrizante kamikaze, dos shows musicais à maçã-do-amor, a Festa das Neves atende a todos os gostos. Este ano, são 15 parques de diversão e 290 barracas espalhadas pelas ruas que circundam a Basílica da santa padroeira.

Até o início da festa, na noite desta quarta-feira (1º), todas as atrações dos parques estarão funcionando em segurança. De acordo com o diretor de Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Aldeci Santos, os parques são seguros e, antes de começarem a funcionar, são inspecionados pelo Corpo de Bombeiros, que emite uma autorização de funcionamento, e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), que emite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Algumas das novidades deste ano são os brinquedos América Show (em que o participante caminha por obstáculos em uma casa do terror) e Place Dance (pandeiro giratório que movimenta as cadeiras do brinquedo), segundo o dono de um dos parques, Gilmar Chaves. Outros brinquedos são: samba, kamikaze, roda gigante, autopista (carrinho de bate-bate) e carrossel.

Apenas um brinquedo teve um certo impasse: a barca. O brinquedo está passando por uma manutenção de instalação elétrica e deve começar a funcionar ainda nesta quarta-feira, após aprovação do Corpo de Bombeiros. A Sedurb está acompanhando o serviço.

Conforme Santos, todos os brinquedos são de médio porte, e a montagem da maioria dos equipamentos foi feita nos últimos dias 26 e 27. A maioria das atrações já estava funcionando desde o último sábado (28). A festa acontece até este domingo (5) e, no dia seguinte, começa a desmontagem dos brinquedos.

Monga – Quem estiver ansioso para assistir às apresentações da mais ilustre personagem das quermesses brasileiras já pode começar a fazer fila. A “Monga” foi liberada na última terça-feira (31) pelo Corpo de Bombeiros, depois de realizado o aterramento elétrico. Pela internet, usuários declaram amor à macaca e se organizam para visitá-la – já há mais de mil confirmações.

O chefe da Diretoria de Cadastro da Sedurb, Alisson Paulineli, disse que a Monga começou a funcionar tão logo recebeu a liberação dos bombeiros. “Havia a falta de aterramento elétrico, mas isto foi resolvido na noite desta terça-feira, e a atração já está recebendo visitantes”, disse ele.

Barracas – As 290 barracas de lanches e bebidas são uma atração à parte. Segundo Aldeci Santos, a Sedurb recebeu 373 inscrições de comerciantes, mas só pode selecionar 290. “Demos prioridade a quem já era cadastrado na Sedurb e já tinha participado de pelo menos três dos últimos eventos da prefeitura”, disse. Todos os comerciantes foram alocados nas ruas por meio de sorteio, realizado na última quarta-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

A Festa das Neves ocorre nas seguintes localidades: Praça 1817, Ponto de Cem Réis, Rua Duque de Caxias, Avenida Visconde de Pelotas, Praça Rio Branco, Rua Conselheiro Henrique, Rua Vigário Sarlem, Rua Acadêmico Aloísio Sobreira, Avenida Dom Pedro I, Avenida Deputado Odon Bezerra, Rua Joaquim Nabuco, Praça Dom Adauto e Praça do Bispo.