Festa das Neves traz o melhor da cultura popular paraibana

Por - em 14

A programação da Festas das Neves 2010 também reverencia o melhor da cultura popular paraibana. Serão 21 atrações que farão espetáculos de ciranda, coco de roda, cavalo marinho, nau catarineta e boi de reis. Emboladores, repentistas, lapinha e tradições como o babau vão se apresentar durante os seis dias do evento, que começa já na próxima sexta-feira (30). A população poderá assistir aos folguedos, a partir das 18h em um tablado armado também no Ponto de Cem Réis, alternando com os horários dos demais shows que acontecem no mesmo local. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No primeiro dia dos folguedos, o público poderá assistir à chamada “barca”, que tem sua expressão mais forte na Nau Catarineta, de Cabedelo. O folguedo é uma tradição que chegou ao Brasil no século XVIII e, na Paraíba, em 1903. A apresentação narra a conquista dos portugueses.

Também na primeira noite haverá a apresentação do coco de roda de Vó Mera e Seus Netinhos. Ela é um dos expoentes mais carismáticos da cultura popular paraibana. Tradicional das festas juninas, era comum também a ocorrência da brincadeira durante a queima das peças de barro e madeira em fornos e carvoeiras.

Outra atração da cultura popular do primeiro dia da Festa das Neves é o coco de Gurugi, puxado por Dona Lenita, sempre acompanhada por bombo, caixa e ganzá. A dança é feita em roda e remete às tradições africanas, muito fortes na região onde fica a comunidade.

Confira a programação da cultura popular:

30/07 (sexta-feira)

Nau Catarineta de Cabedelo
Vó Mera e Seus Netinhos
Côco de Roda Novo Quilombo de Gurugi

31/07 (sábado)

Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi (Bairro dos Novais)
Ciranda do Sol
Boi de Reis Estrela do Norte do Mestre Pirralhinho (Bairro dos Novais)

01/08 (domingo)

Barca Santa Maria de Bayeux
Geraldo Mouzinho e Ginaldo Mouzinho
Coco de Roda Mestre Benedito

02/08 (segunda-feira)

João Paulo e Biu Salvino (repentistas)
Penha Cirandeira
Cavalo Marinho de Bayeux

03/08 (terça-feira)

Lapinha Jesus de Nazaré de João Pessoa
Lapinha Bom Jesus
Babau Joaquim Guedes

04/08 (quarta-feira)

Zé Batista e Carlos Batista (emboladores)
Pedro Firmino e Severino Paulo (repentistas)
Ciranda Tupinambás

05/08 (quinta-feira)

Minevina e Soledade (repentistas)
Cirandeiros do Vale do Gramame
Coco de Queimadas