Festa natalina de adolescentes em situação de rua ocorre neste sábado

Por - em 26

O ‘Natal Integrado das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua’, que são assistidos permanentemente pelas unidades de acolhimento da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), será neste sábado (22), a partir das 18h. O evento acontece na nova sede própria do Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva, localizado na ladeira de São Francisco, no Centro Histórico.

Mais de 100 jovens deverão participar da festividade, que contará com apresentação de Auto de Natal, exposição de trabalhos realizados em oficinas educativas, além de ceia natalina.

Resultados positivos – A coordenadora da Divisão de Alta Complexidade da Sedes, Leidaci Candeia de Araújo, lembrou que este ano as ações voltadas à assistência de crianças e adolescentes em situação de rua obtiveram resultados positivos. Na sua opinião, a política das ações intersetoriais da PMJP foi fundamental para o retorno de muitos jovens ao convívio familiar.

“Tivemos um bom percentual de reintegração ao convívio familiar em 2007. Três adolescentes que completaram 18 anos já estão trabalhando. Outros 14 participaram de cursos profissionalizantes de informática, serigrafia e modelismo industrial, porque foram inseridos em programas da Diretoria da Economia Solidária da Sedes. Isso sem falar em algumas famílias desses jovens que foram contempladas com unidades habitacionais”, relatou.

Auto de Natal – Durante a confraternização haverá a apresentação de um Auto de Natal. O espetáculo vai ser encenado pelos educadores e adolescentes das unidades de acolhimento, que também ajudaram na formatação da peça teatral. Serão expostos ainda os resultados dos trabalhos das diversas oficinas, desenvolvidas junto aos meninos e meninas nos últimos seis meses. A noite será encerrada com a ceia natalina.

As unidades de acolhimento da Sedes, que participarão da confraternização neste sábado, compreendem a Casa de Passagem, instalada no Distrito Mecânico; Casa de Acolhida, localizada na rua Afonso Campos, Centro; e Circo Escola, em Cruz das Armas. Crianças e adolescentes beneficiados pelo Projeto Ruartes – que acompanha os meninos e meninas de rua por meio de atividades lúdicas nas regiões da praia, Lagoa e Terminal Rodoviário – também estarão no evento.

Escolarização – O público infanto-juvenil assistido pela Sedes nessas unidades de acolhida participa diariamente de atividades sócio-educativas e freqüenta também as salas de escolarização do Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva.

As salas de escolarização compreendem turmas de aceleração de ensino e de educação de jovens e adultos. Já as atividades sócio-educativas incluem tanto a parte esportiva como oficinas (confecção de máscara, dança de rua, hip-hop, percussão, artes plásticas e artesanato). Mais informações com Leidaci Candeia, pelo telefone 8863-0840.