Festa no Grotão comemora os 10 anos de implantação do PSF

Por - em 22

Em comemoração aos 10 anos de implantação do Programa de Saúde da Família em João Pessoa, a Unidade de Saúde do Grotão realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 15h, na Rua Recife, uma celebração com atrações culturais. Em 2000, a primeira unidade de saúde da família da Capital foi implementada naquela região, e hoje o Grotão já possui três unidades. Ao todo, João Pessoa conta com 180 Unidades de Saúde da Família, que levam os serviços de saúde para mais perto da população.

Quadrilhas juninas, grupos musicais e de dança, trios pé-de-serra, apresentação de coral, artistas e cantores irão animar o bairro do Grotão, que possui uma população de cerca de oito mil pessoas. Cada uma das três unidades atende em média 2.800 pessoas, que têm a sua disposição uma equipe multidisciplinar formada por médicos, odontólogos,  enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários que desenvolvem ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e recuperação de usuários.

Para a apoiadora Meirusca Mariz, a comemoração vem celebrar o trabalho das equipes de saúde e o vínculo com a população local. “Esperamos que a população compareça ao evento e participe dos eventos desenvolvidos pelas unidades de saúde”, afirmou.

Estrutura – Desde 2005 já foram recuperadas 88 unidades de Saúde da Família (completamente reformadas ou em reforma), mais 15 novos prédios foram entregues e mais cinco já estão em construção com previsão de entrega ainda para 2010. Em cada uma dessas unidades são oferecidas consultas médicas, odontológicas, enfermagem, pré-natal, acompanhamento de crianças entre zero a dois anos, atendimento de crianças, adolescentes e idosos; hipertensos e diabéticos; coleta de exames citológicos, realização de curativos, vacinação, planejamento reprodutivo, além de atividades com grupos de gestantes, idosos, terapia comunitária e atividades educativas que cobrem atualmente 88% do território de João Pessoa.