Festesart reúne mais de 2 mil jovens do Peti a partir desta 5ª

Por - em 18

Cerca de 2.500 crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participam a partir desta quinta-feira (7), do IV Festesart – Festival de Esportes e Artes. O evento é uma oportunidade a mais de lazer que a PMJP oferece durante o período de férias escolares, com atividades especiais que visam desenvolver a interação, sociabilidade e as relações interpessoais. O encerramento acontecerá no dia 29 de janeiro, com o lançamento do CD do Peti, às 16h, no Ponto de Cem Réis.

O festival, que acontece durante todo o mês nos 30 núcleos do Peti, localizados em vários bairros da Capital, promove uma série de atividades de esporte, cultura e lazer com as crianças e adolescentes atendidas pelo programa. Como parte da programação estão previstas brincadeiras populares, trabalhos manuais, dança e gincanas internas, além de oficinas de capoeira, música, mosaico, teatro, artes plásticas e origami. Competições esportivas entre os integrantes de todos os núcleos e passeios ao cinema e à Bica, entre outros pontos turísticos da cidade, também irão acontecer.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, a preocupação com a formação dos jovens e crianças, depende de experimentações com linguagens que possam traduzir as suas realidades num processo de resgate da auto-estima, num processo estruturante de personalidades ainda em formação que, mesmo dentro de uma realidade adversa, possam encontrar nas políticas públicas o amparo para o seu necessário desenvolvimento.

“A arte e o esporte cumprem magnificamente esta função. Esta ação busca, especificamente, esse diálogo, essa experimentação no sentido de eliminar os males que o ócio representa no desenvolvimento da meninada. São ações lúdicas de amplo caráter educativo, onde a meninada vai percebendo o quanto a atitude de cada um é imprescindível para a qualidade de vida das comunidades e para a transformação da sociedade. Na verdade, estas ações buscam a construção de um tipo de esperança que é, sobretudo, a convicção que o que é urgente não pode esperar”, disse Lau Siqueira.

A coordenação do Festesart é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e conta com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), do Instituto Alpargatas, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Encontro – Realizado pela primeira vez no ano passado, dentro da programação do Festesart, o II Encontro dos Adolescentes do Peti, volta a acontecer este ano no dia 22 de janeiro, a partir das 9h, no auditório do Sebrae. A expectativa é envolver cerca de 400 adolescentes atendidos pelo Peti para exercitar o seu protagonismo, auxiliando na construção de um programa que atenda as necessidades do seu público.