Festival Brasil Sabor conta com participação de 30 restaurantes de JP

Por - em 60

Começou nesta quinta-feira (03), na Capital, o Festival gastronômico ‘Brasil Sabor’. O evento tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que trabalha para o desenvolvimento e consolidação do turismo e suas peculiaridades históricas, gastronômicas, sociais, econômicas e culturais na capital.

O Festival Brasil Sabor é realizado pela Abrasel Nacional em todos os estados brasileiros com o objetivo de promover e divulgar a gastronomia de cada estado, levando os restaurantes participantes a criarem um prato usando ingredientes locais ou nacionais.

Nesta edição, o Festival tem como tema ‘Quem tem Boca, vai a Roma’, em homenagem a culinária italiana e conta com a participação de 54 estabelecimentos na Paraíba, sendo 30 restaurantes de João Pessoa, 22 de Campina Grande e dois localizados no município de Alagoa Grande.

Potencialidade – O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, ressaltou a vocação e a potencialidade da cidade na área do turismo que vem sendo desenvolvido pela prefeitura. “A cidade tem que ser boa para o turista e para os cidadãos pessoense. Buscamos realizar cursos, treinamento, capacitações e qualificações para melhor atender os turistas e a sociedade. Em parceria com o trade turístico e com o Governo do Estado estamos somando esforços para um desenvolvimento comprometido e sustentável”, informou.

O secretário de turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, destacou a importância do evento para o fortalecimento do setor na Capital. “Os turistas que chegam à cidade querem conhecer as praias, a cultura, a história e, principalmente, a variedade gastronômica que a Paraíba oferece. Apresentar uma gastronomia de qualidade também é uma maneira de conquistar e seduzir os turistas”, enfatizou.

Promoção – A cada ano, o Brasil Sabor desenvolve ações para atrair mais o público. A principal campanha deste ano é a “Coma 4 e ganhe 1”. A mecânica da campanha consiste na retirada de cupons do festival, distribuídos nos próprios estabelecimentos, onde o cliente ‘carimba’ cada vez que comer um dos pratos do festival. Após quatro carimbos, em estabelecimentos distintos, o cliente poderá escolher um deles para repetir a refeição gratuitamente. Com a cartela completa, e devidamente preenchida, ela deverá ser depositada numa das urnas nos estabelecimentos e o cliente participa do sorteio para uma viagem à Itália com acompanhante.

“O Sabor Brasil foi criado para fortalecer o setor e divulgar a gastronomia local. O Festival acontecerá durante os próximos 30 dias e os clientes poderão experimentar as delícias criadas com exclusividade pelos nossos chefes”, informou Marcos Muccini, presidente da Abrasel /PB.

Todos os pratos do Brasil Sabor, estabelecimentos e receitas estarão disponíveis nos sites www.coma4ganhe1.com.br e www.brasilsabor.com.br.

Investimentos – Diversos setores e segmentos de João Pessoa são beneficiados com investimentos em serviços e projetos de qualificação e capacitação da PMJP destinados ao setor gastronômico. Por meio da Secretaria de Turismo (Setur), a prefeitura firmou convênio com o Ministério do Turismo (MTur), para implantação do projeto de qualificação profissional e restauração do patrimônio histórico e arquitetônico com o objetivo de recuperar um imóvel tombado, localizado no Varadouro, onde irá abrigar a primeira Escola de Gastronomia da cidade de João Pessoa.

A Escola de Gastronomia – Pretende formar aproximadamente 1.200 profissionais. Os cursos profissionalizantes são para jovens a partir dos 18 anos que desejem ingressar no mercado de trabalho, especificamente no setor de alimentos e bebidas voltados para o turismo.