Festival de Esporte e Artes é aberto com Orquestra Villa-Lobos

Por - em 32

A sexta versão do Festival de Esporte e Artes (Festesarte) será aberta neste domingo (15) com o concerto “Relicário”, executado pela  Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre (RS), sob a regência da maestrina Cecília Rheingantz Silveira. A apresentação acontece às 19h, na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano.

O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), no período de 15 de janeiro a 10 de fevereiro, envolvendo mais de 2 mil crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Este ano, o VI Festesarte conta  com a parceria da Secretaria Municipal de Porto Alegre, do Centro de Formação da Criança e do Adolescente (CPCD), também de Porto Alegre, com o apoio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), além do Instituto Alpargatas, Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), Estação Cabo Branco e Governo do Estado da Paraíba através do Clube da Pessoa Idosa (Cejube).

A solenidade de abertura prestará uma homenagem ao Instituto Alpargatas na pessoa de Berivaldo Araújo, parceiro do Programa. “Ele é nosso parceiro em todas as atividades do Peti durante todo o ano e merece nossa homenagem”, disse a coordenadora do Programa em João Pessoa, Catarina Arruda, que definiu o evento como uma alternativa lúdica criada para dinamizar o período das férias.

“No mês de janeiro, a Sedes busca oferecer às crianças e adolescentes atendidas pelo programa atividades diferenciadas e atrativas. Elas estão de férias escolares e, para suprir essa lacuna, montamos uma programação com esporte, arte e cultura que já é tradição no nosso trabalho anual”, justificou Catarina.

Atividades internas e externas – A programação conta com um cronograma de atividades composta de oficinas lúdicas de  reciclagem, confecção de máscaras e adereços carnavalescos, recreação, gincanas esportivas, artísticas e culturais, campeonatos de vôlei e futebol, oficinas de música e break, além de passeios e participações em eventos do calendário municipal.

A programação foi montada com base na escolha das crianças, a partir de uma sondagem interna realizada antes da montagem do cronograma geral. O calendário de atividades externas conta, como maiores atrações, com o Circuito de Praia e um Concerto Didático no dia 19 de janeiro, às 15h30, no auditório da Estação Cabo Branco. O concerto terá a participação das crianças e adolescentes que fizeram oficinas de música com integrantes da Orquestra Villa-Lobos.

O encerramento do Festival está previsto para o dia 10 de fevereiro, com uma mostra geral das oficinas. A maioria das atividades será realizada nos Núcleos do Peti de forma itinerante e no Cejube.

Orquestra Villa-Lobos – A Orquestra Villa-Lobos é resultado de um trabalho artístico desenvolvido desde 1992, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre. Com um trabalho consolidado no município, a orquestra atende, através de oficinas de música, mais de 800 pessoas da comunidade da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre.

Seu grupo artístico é composto por 42 integrantes, em naipes de flauta doce, cordas (violino e violoncelo), base harmônica (violão, teclado, baixo elétrico e cavaquinho) e percussão, comumente acompanhada pelo grupo vocal do projeto. Com dois CDs gravados e várias premiações, a orquestra possui uma intensa agenda artística no município de Porto Alegre e cidades do interior, além de apresentações realizadas em Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e na Argentina.

Programação externa

15/01 – 19h – Abertura Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre) –  Estação Cabo Branco

17/01 – Gincana Cultural – 8h às 11h – Ginásio Odilon Ribeiro, no Valentina – (quatro Núcleos)

18/01 – Cinema – 13h às 16h – Estação Cabo Branco

19/01 – Concerto  Didático da Orquestra Villa-Lobos, com a participação dos alunos de música do Peti – 15h30

19/01 – Gincana – 8h às 11h – Ginásio Odilon Ribeiro, no Valentina  (cinco Núcleos)

23/01 – Gincana – 8h às 11h – Ginásio Odilon Ribeiro, no Valentina (quatro Núcleos)

24/01 – Gincana – 8h às 11 h – Ginásio Odilon Ribeiro, no Valentina  (quatro Núcleos)

25/01 – Cinema – 13h às 16h – Estação Cabo Branco

26/01 – Gincana – 8h às 11h – Ginásio Odilon Ribeiro, no Valentina (quatro Núcleos)

27/01 – Circuito Praia  – 8h às 12h – Atividades diversas:  xadrez,  dominó, escultura na areia, campeonato de pipas,  peteca, bola de gude, futebol, volei,  desenho e pintura, releituras, hora do conto, poesia cantada, entre outras atividades. (Apoio: Corpo de Bombeiros).

10/02 – Encerramento com o Encontro de Adolescentes

Programação interna

Mês de janeiro – Oficinas diversas nos próprios núcleos do Peti

Oficinas: Esportes, Artes, Capoeira,  Reciclagem, Dobradura, Contextualização do Carnaval, Origem do Samba, das máscaras, produção de enredos carnavalescos, confecção de máscaras e adereços de carnaval, jogos e recreação.