Festival de Flores de Holambra começa nesta quinta na Capital

Por - em 23

O ‘Festival de Inverno das Flores de Holambra’ será aberto nesta quinta-feira (1º) em João Pessoa. O evento, que acontece até o dia 11 de julho, é realizado pela Associação Beneficente Casa da União e mais uma vez tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Este ano, a exposição ficará aberta ao público no Ponto de Cem Réis, diariamente, das 9h às 18h.

O Festival faz parte do calendário cultural da cidade desde 2007 e acontecia sempre no mês de dezembro. Este ano, traz sua primeira edição de inverno. “Um dos objetivos do evento é arrecadar fundos com a venda de flores para dar continuidade às atividades de assistência social junto à comunidade de Engenho Velho, localizada na zona rural de João Pessoa”, ressaltou Ricardo Canella, presidente da Casa da União.

Várias secretarias municipais estarão envolvidas dando apoio para a realização do evento, que irá trazer beleza e colorido para o inverno da Capital. Apesar do nome do festival enfatizar o inverno, serão comercializadas plantas que florescem em todas as estações do ano. Serão expostas mais de 200 espécies de flores, entre elas violetas, jasmins, lírios, cravos, samambaias, cactos, tulipas e tuias.

Como nos anos anteriores, uma das atrações principais são as plantas exóticas, a exemplo das carnívoras, dos bonsais, begônias, lisianthus, bromélias e orquídeas. Todas serão vendidas a preços populares. “No inverno, o sol se esconde por trás de nuvens e parece que as coisas perdem as cores, tudo fica cinza. O festival é uma oportunidade para dar mais vida às casas dos pessoenses nessa época do ano”, disse Ricardo Canella.

Origem – Localizada a 140 km da capital do estado de São Paulo, a cidade de Holambra teve sua origem com o processo de imigração holandesa, após a II Guerra Mundial. Em 1957 são introduzidos os primeiros bulbos na região, dando início ao maior centro produtivo de flores do país, responsável por 40% do comércio nacional e 80% das exportações brasileiras de flores e plantas.

No ano de 1981 aconteceu a 1ª Expoflora na cidade, evento que se transformou na maior manifestação cultural da imigração holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina. O evento já acontece há 26 anos.