Festival de ginástica rítmica reúne 36 escolas da rede municipal

Por - em 24

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está realizando na tarde desta quarta-feira (25), no Ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, o IV Festival e a II Competição de Ginástica Rítmica das Escolas Municipais de João Pessoa.

O evento, que acontece nesta quarta e quinta-feira (26), começa a partir das 15h, conta com a participação de 36 escolas. As ginastas participam nas manipulações de bola, corda, fita, mãos livres e arco. Este primeiro dia é dedicado às competições de ginástica rítmica, com a participação de alunos de 21 escolas que treinam nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil. No segundo dia haverá apresentações, sem caráter competitivo, com o objetivo de mostrar o resultado das escolinhas de ginástica rítmica nas escolas municipais.

“Esta é uma modalidade esportiva que exige bastante dedicação, já que é de difícil aprendizado. No Festival queremos mesmo que as iniciantes se sintam contempladas com a beleza do aprendizado. É um momento de confraternização entre a comunidade escolar”, observa GorettiVieira, coordenadora do projeto Ginástica Rítmica nas Escolas.

Para a coordenadora, a adoção efetiva da ginástica rítmica nas escolas pela Sedec representa uma importante ação deste governo. “A ginástica rítmica no Brasil ainda é considerada uma modalidade de elite, e nesta gestão, temos encarado esta atividade como uma forma de inclusão. Praticar uma atividade como essa é muito importante para o desenvolvimento psicomotor da criança, além de influenciar a parte cognitiva, a afetividade”, explicou a coordenadora.

A modalidade de ginástica rítmica foi aderida pela Secretaria de Educação e Cultura em 2006, por solicitação de professores de educação física. A secretaria realizou algumas formações específicas e as educadoras interessadas foram incluídas no projeto. Toda a estrutura é disponibilizada pela prefeitura, desde o ginásio para o treinamento até o material para as coreografias, como bolas, fitas e arcos. A promoção da ginástica rítmica na Rede Municipal de Ensino acontece dentro da perspectiva de inclusão social, enriquecimento e valorização das atividades corporais, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, bem como para o exercício da cidadania.