Festival de Monólogos reúne grupos de cinco estados, no Teatro Lima Penante

Por - em 75

O III Festival de Monólogos da Paraíba, que acontece dentro da programação do Outubro do Teatro, começa nesta quarta (17) e prossegue até o domingo (21), sempre às 20h, no palco do Teatro do Lima Penante. O primeiro a entrar em cena é ‘Diário de 1 Louco’ (Triste Fim de Antonino Barnabé), de Rubem Rocha Filho, do grupo de teatro Arte em Cena, de Caruaru, Pernambuco. A entrada é franca.

Baseado no conto do escritor e dramaturgo russo Nikolai Gogol (1840), o texto faz lembrar uma humanidade perdida na pressa das conquistas materiais. O personagem Antonino Barnabé é um pobre-diabo, funcionário público, apaixonado pela filha do chefe da repartição, mas que sente por ele repugnância. Na miserabilidade de sua vida, ele pensa que é de uma linhagem nobre, chega a acreditar que conversa com animais e quando descobre que o trono da Espanha está vago se auto-coroa rei daquele país até virar um soberano sem súditos.

O mundo ao seu redor não lhe dá as respostas de que precisa. Antonino Barnabé se sente esmagado pela falta de reconhecimento de sua sensibilidade e não agüenta a sociedade dividida em castas. Sem perspectivas de subir na vida, o que lhe resta é criar um mundo de fantasias, em que possa ascender socialmente e conquistar o respeito e o amor das pessoas.

Outubro do Teatro
– É um projeto realizado pela Prefeitura da Capital através de sua Fundação de Cultura (Funjope), com o apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) com o objetivo de dar maior visibilidade à produção teatral do município, realizando ao longo de todo o mês, de forma interativa, mostras de teatro infantil, estudantil e monólogos, teatro de rua, bonecos e circo. A idéia é reunir toda a cena contemporânea do Estado, formando um quadro amplo dos vários níveis e expressões das artes cênicas, estabelecendo um diálogo vivo e de intercâmbio cultural.

Além da chance de assistir a vários espetáculos teatrais da Paraíba e de outros Estados, o público tem a oportunidade de conhecer a diversidade cultural da cidade. O projeto contribui ainda para a formação de novos diretores de teatro, atores, atrizes, cenógrafos, maquiadores e demais profissionais envolvidos em cada gênero teatral, através de seminários, oficinas e debates com artistas do cenário nacional.

Confira as atrações do III Festival de Monólogos:
Todas as apresentações acontecem no Teatro Lima Penante, às 20h, com entrada franca.

Espetáculo: Diário de 1 louco, do Grupo Arte em Cena
Data: 17
Cidade: Caruaru (PE)

Espetáculo: O Suicida, do grupo Bastita Produções Artísticas
Data: 18
Cidade: Campina Grande (PB)

Espetáculo: A descoberta das Américas, do grupo Leões de circo pequenos empreendimentos
Data: 19
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Espetáculo: Apareceu a margarida, da CIA Ribalta
Data: 20
Cidade: Natal (RN)

Espetáculo: Pois é, vizinha, da CIA Solos e Bem Acompanhados
Data: 21
Cidade: Porto Alegre (RS)