Festival de Música Clássica começa neste domingo com Yamandu Costa e Orquestra Sinfônica de João Pessoa

Por André Cananéa - em 867

 

yamanducosta3_divugacaoDividir o palco com uma orquestra sinfônica não é algo estranho ao cotidiano artístico de Yamandu Costa. Considerado um dos maiores violonistas do mundo, o músico gaúcho chega a João Pessoa em meio a uma turnê internacional, na qual já se apresentou com a Orquestra de Paris, a Sinfônica Brasileira e a Calgary Philharmonic Orchestra, do Canadá.

Agora chegou a vez da Paraíba, onde Yamandu se apresenta com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) na abertura do 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, neste domingo (27), às 19h, no adro da Igreja de São Francisco, no Centro Histórico.

Sob a batuta do maestro Laércio Diniz, um dos diretores artísticos do Festival, Yamandu Costa e a OSMJP farão um passeio pela música erudita e a popular. O programa, disponível no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br, inicia com a execução do ‘Hino Nacional Brasileiro’, seguido pela abertura da opereta ‘O morcego’, de Johann Strauss (1825-1899). Na sequência, a orquestra executa a famosa ‘Dança húngara nº 1’, de Johannes Brahms (1833-1897).

Em seguida Yamandu entra em cena para dedilhar, acompanhado pela Orquestra Municipal, obras como ‘Brejeiro’, de Ernesto Nazareth (1836-1934), e ‘Decarissimo’, de Astor Piazzolla (1921-1992), além de obras autorais, como ‘Mariana’ e ‘Bachbaridade’.

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) - Estação Cabo Branco - foto RafaelPassos

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) – Estação Cabo Branco – foto RafaelPassos

“A importância de ter um artista como Yamandu Costa tocando como solista junto a nossa orquestra, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, é muito grande”, declara o maestro Laércio Diniz. “Primeiro, pela qualidade desse grande artista de renome internacional. Segundo, porque ele é um grande elo entre a música de concerto, o jazz e o popular, o que nos dá a possibilidade de incorporar profundamente essas vertentes, e de mostrar ao público a flexibilidade artística da nossa orquestra”.

Para o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, receber um convidado do prestígio de Yamandu Costa no 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa é mostrar que o evento só cresce a cada ano, consolidando-se com artistas cada vez mais talentosos, tanto do exterior, quanto do Brasil e, sobretudo, da Paraíba, um berço amplo e sólido para músicos eruditos.

Durante sete dias, igrejas e monumentos do Centro Histórico da Capital vão receber concertos e materclasses do 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, que é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura.

Serviço:
Abertura do 4º Festival de Música Clássica de João Pessoa
Quando
: Domingo (27/11), às 19h
Onde: Adro da Igreja São Francisco, Centro Histórico
Quanto: Gratuito.
Programação completa: www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br