Festival de Música Virtuosi traz grupo alemão de trombone a JP

Por - em 22

O Festival Internacional de Música Virtuosi, realizado há 14 anos em Recife, acontece este ano pela primeira vez na capital paraibana, trazendo apresentação do grupo alemão Trombone Unit Hannover nesta terça-feira (13), às 20h, na Igreja São Francisco, com entrada gratuita. O evento na Capital é resultado de parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O grupo, que é formado por oito trombonistas, vai executar um programa especialmente elaborado para o Festival em João Pessoa. O Trombone Unit Hannover foi formado por ocasião do Deutscher Musikwettbewerb 2008 e é composto por estudantes e ex-estudantes da Escola Superior de Música e Teatro de Hannover. Alguns dos integrantes já tocam nas melhores orquestras alemãs, tais como Bamberg, Colonia, Baden-Baden e Freiburg, Staatsoper Hannover. O grupo recebeu recentemente o primeiro prêmio no Deutschen Musikwettbewerben 2011.

Visando também o foco da educação, o Festival iniciou suas atividades no dia 6 de dezembro, com o ‘Virtuosi Diálogos – A Música Contemporânea do Nordeste’, que consiste numa série de palestras com compositores nordestinos, entre eles, Antonio Madureira, Eli-Eri Moura, Liduíno Pitombeira e Marcílio Onofre, com apresentação de obras desses músicos pelo Grupo Sonantis (do Compomus/UFPB).

Na sexta-feira (16), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, em Recife, acontece a apresentação da Cantata Bruta, pela Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), Coro Sonantis, solistas e declamadores, sob a regência de Eli-Eri Moura.

Com texto de W. J. Solha e música de seis compositores atuantes na Paraíba (Didier Guigue, Eli-Eri Moura, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, Valério Fiel e Wilson Guerreiro), a Cantata Bruta estreou recentemente em João Pessoa, por ocasião da homenagem prestada pela Funesc e Funjope, aos 70 anos de vida de W. J. Solha.