Festival de Turismo reúne agentes de viagens e empresários do NE

Por - em 40

Durante três dias, a Capital se transformou em uma grande vitrine de negócios da área de turismo com a realização do Festival de Turismo de João Pessoa, que foi aberto oficialmente na noite de sexta-feira (23), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O Festival, que já se consolida como oportunidade de negócios e promoção de intercâmbio entre os agentes, deve ser incluído no calendário de eventos da cidade.

Paralelamente, foi realizado no sábado (24) o 1º Fórum Empresarial do Turismo de João Pessoa, que também tem como objetivo difundir iniciativas de sucesso e estimular o debate acerca do desenvolvimento e da promoção turística, com intuito de analisar e atrair mais investidores e parceiros para as oportunidades do mercado de eventos na Paraíba e no Nordeste.

Para a presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio/SP e ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires, o turismo de eventos motiva grandes oportunidades para o mercado empresarial. “O Brasil está entre os dez primeiros países no mundo que mais realizam eventos internacionais. É importante que os empresários saibam dialogar com o setor público e comecem a pensar no turismo além do lazer, como as feiras comerciais, viagens de negócios, religioso, cultural e acadêmico, dentre outros motivos de viagens”, observou.

O evento foi marcado por debates sobre a movimentação da economia turística prevista para a copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 e contou com a participação de políticos, empresários, executivos, jornalistas, agentes de viagens e estudantes de turismo da Paraíba e de diversas regiões do Nordeste.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, ressaltou a importância das parcerias entre as iniciativas públicas e privadas para a Copa de 2014, a Olimpíada de 2016 e para a realização do turismo de eventos. “Estes eventos servem como catalisadores de várias iniciativas, que promovem a capacitação de profissionais, auxiliam na melhoria da infraestrutura e mobilidade, proporcionam o crescimento da economia e geram emprego e renda, dentre outros fatores de grande relevância que melhoram a vida das pessoas”, enfatizou.

Fizeram parte da mesa durante o Fórum, o secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares; o secretário executivo de Turismo do Governo do Estado, Walter Aguiar; a presidente da PBTur, Ruth Avelino; o representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Convention & Visitors Bureau, Ferdinando Lucena, e o membro do Comitê Técnico Nacional do Sebrae 2014, Célio Vieira.

O 1º Festival de Turismo de João Pessoa foi realizado pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Classe A Operadora e Sophistiqué Editora, com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado e Sebrae.