‘Festival do Mundo’ reúne 19 bandas no Conventinho

Por - em 45

Um encontro para celebrar várias vertentes da arte independente é o que propõe a terceira edição do Festival Mundo, que acontece nesta sexta e sábado (14 e 15) na área externa do Conventinho, no Centro Histórico, nas imediações da Praça Antenor Navarro, sempre a partir das 19h. O evento patrocinado pela Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) oferece na programação shows, exposições de artes, mostra áudio-visual, oficina e feira de negócios, reunindo nomes do cenário local e nacional.

A expectativa é reunir um total de 19 bandas com estilos ligados ao rock e alguns ritmos regionais. Além de grupos locais, estão confirmadas bandas de Recife, Fortaleza, Natal, Salvador e São Paulo, que farão um intercâmbio de sons e influências, levando ao público toda a riqueza musical do chamado circuito alternativo do País.

Entre alguns nomes já confirmados, estão os grupos da nova geração Da Silva e Usina Dub (PB), que utilizam experimentações eletrônicas mesclados a ritmos regionais; Vamoz! (PE), banda de rock que está caindo cada vez mais no gosto da crítica musical com seu power trio melódico e sem baixo, mas com guitarras afiadíssimas; o Dead Nomads, clássica banda de hardcore de João Pessoa que está lançando novo CD; a discotecagem do coletivo Volante Filipéia, acionando carimbó, coco e alguns gooves para embalar e fazer o público dançar; e o afro-beat do ‘Encarnado’.

Haverá ainda apresentações do The Playboys, destaque do Abril pró Rock 2007 com um show de rock performático e irreverente; do Fóssil (CE), banda de música instrumental com influências do rock; e da Sem Horas, da Capital, tocando rock com influências sessentistas, entre muitos outros.

O Festival Mundo evidencia a preocupação em fomentar e profissionalizar o mercado cultural local, promovendo uma oficina de passagem de som e roadie, com o experiente músico, produtor e roadie da cidade de Fortaleza, Éden Barbosa.

O evento também vai oferecer uma feira onde o público poderá consumir e conferir várias novidades nos stands de lojas de instrumentos musicais, CD’s, vinis, DVD’s, estúdios de pierciengs/tatuagens e selos.

Sob curadoria do jornalista Fábio Queiroz, a mostra de artes plásticas vai reunir gente nova e promissora como Adriano Barreto, Adriano Franco, Guto Di Bessa, Joelson, Sarah Falcão e Verdeee. A exposição irá acontecer durante os dois dias do festival no lounge montado no próprio Conventinho.

Nos dois dias, das 16 às 18hs, está programada uma mostra de audiovisual, comandada por Zonda Bez, representante da ABD-PB (Associação Brasileira de Documentaristas -Sessão Paraíba) e do TinTin Cineclube. Zonda pretende mostrar ao público vídeos experimentais sobre cinema e música, além de alguns vídeo-clipes de bandas locais.

Mais informações e para adquirir o passaporte para o Festival Mundo através do site www.festivalmundo.com ou pelo e-mail festivalmundo@gmail.com.