Festival Internacional de Música Clássica lança site próprio

Por - em 175

lancamento_porta_festmusicaclassica_foto_gilbertofirmino (28)Reportagens, galeria de fotos, vídeos, mapas, curiosidades e o levantamento histórico dos locais dos concertos, a programação musical completa e a biografia dos instrumentistas já podem ser acessados pelo endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/musicaclassica2014, disponível pelo portal da Prefeitura de João Pessoa.

O lançamento da página foi feito na manhã desta sexta (21), num coffee break para a imprensa e músicos convidados, na Sala Linduarte Noronha da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). No encontro, o diretor-executivo da fundação, Maurício Burity, e o maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), Laércio Sinhorelli Diniz, adiantaram detalhes sobre o evento cultural que mobilizará a cidade por sete dias consecutivos, de 30 de novembro a 6 de dezembro, e explicaram sobre a nova ferramenta.

“O site vem como uma nova ferramenta intuitiva e facilitada que auxilia o internauta no acesso às informações acerca do festival”, afirma Burity. O II Festival Internacional de Música Clássica é uma realização da Prefeitura, com patrocínio do BNDES.

A navegação é feita em página única, sobre a qual basicamente estão todas as informações. Um menu superior ajuda no trânsito pelos dados, sem a abertura de guias e janelas que atrapalhem a navegação. Falando em usabilidade, o acesso foi pensado para ser compatível com tablets e smartphones.

Navegando, o internauta viverá os preparativos de uma das maiores semanas dedicadas à música erudita do Brasil, com 20 solistas internacionais de primeira grandeza convidados. Para quem está dando os primeiros passos na arte – ou busca se aprimorar no instrumento – vai ficar a poucos cliques de se inscrever numa das 16 masterclasses gratuitas oferecidas de 1º a 5 de dezembro no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, contemplando intrumentos como violino, viola, fagote, contrabaixo, clarinete e piano.

Sucesso arrebatador de público e crítica, o II Festival Internacional de Música Clássica vai ser aberto no próximo domingo (30), contando com 23 concertos nas centenárias igrejas do Centro Histórico, mais a Igreja Baptista e o Espaço Cultural. O destaque definitivo é a presença de Isaac Karabtchevsky, ex-maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira e patrimônio da música erudita mundial.

Masterclasses – De 1º a 5 de dezembro, a partir das 10h, o público poderá assistir gratuitamente a, no mínimo, três aulas por dia nos auditórios do mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rêgo com alguns dos mais experimentados musicistas brasileiros e internacionais da atualidade (a exceção são as masterclasses de piano com Juliana Steinbach, na quarta-feira, 3, e de Anna Fedorova, na sexta, 5, que acontecerão no Centro de Estudos Jurídicos Sociais, na Avenida Rio Grande do Sul, 1411, no Bairro dos Estados – por trás do Ministério da Fazenda).

São 50 vagas abertas para cada turma de violino, violoncelo, viola, piano, clarinete, oboé, trompa, flauta, contrabaixo e fagote. “Apenas os inscritos pelo site terão direito a certificado, o que não impede a participação de alunos ouvintes que queiram aparecer na hora”, garante o gerente-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, o contrabaixista Hector Rossi.lancamento_porta_festmusicaclassica_foto_gilbertofirmino (34)

Solistas do Japão, Israel, Itália, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica, França e Espanha prometem deixar a sua marca e muito do que sabem para os estudantes, que de outra forma dificilmente encontarariam tamanha oportunidade de aprendizado. “A experiência do último festival foi tão positiva que neste ano ampliamos a oferta”, compara Laércio Diniz, maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.

As aulas serão ministradas em inglês, com tradução simultânea. No ato da inscrição on-line, o candidato deve informar nome e e-mail na tela inicial da página. Em seguida, o usuário será direncionado a uma nova tela, onde preencherá dados como data de nascimento, o instrumento pretendido, a data da masterclass com o seu respectivo professor, há quanto tempo e onde estuda, qual repertório está treinando no momento e que obra pretende apresentar na masterclass.

Programação de masterclasses:

Segunda-feira, 1º/12 – 10h

Masterclass de fagote: Hajime Konoe (Japão)

Masterclass de violino: Asi Matathias (Israel)

Masterclass de viola: Juan Lucas Aisemberg (Itália)

 

Terça-feira, 02/12 – 10h

Masterclass de violoncelo: Benedict Klöeckner (Alemanha)

Masterclass de contrabaixo: Nicholas Schwartz (EUA)

Masterclass de violino: Sarah Loerkens (Suíça)

 

Quarta-feira, 03/12 – 10h

Masterclass de clarinete: Arjan Woudenberg (Holanda)

Masterclass de piano: Juliana Steinbach (Brasil/França)*

Masterclass de violino: Alberto Johnson (Brasil/Holanda)

 

Quinta-feira, 04/12 – 10h

Masterclass de trompa: José L.Sogorb (Espanha)

Masterclass de flauta: Carla Meijers (Holanda)

Masterclass de violino: Emi Resnick (USA)

 

Sexta-feira, 05/12 – 10h

Masterclass de oboé: Jeroen Soors (Bélgica)

Masterclass de violoncelo: Fred Pot (Holanda)

Masterclass de viola: Avishai Chameides (Israel)

Masterclass de piano: Anna Fedorova (Ucrânia)*

 

*Essas masterclasses serão realizadas no Centro de Estudos Jurídicos Sociais, na Avenida Rio Grande do Sul, 1411, Bairro dos Estados (por trás do Ministério da Fazenda).