Festival vai exibir flores e debater a presença holandesa no Nordeste

Por - em 26

No período de 14 a 21 deste mês, o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena ficará com um visual ainda mais bonito, com a realização do ‘Festival das Flores-Feira de Holambra’, evento organizado pela Associação Beneficente Casa da União e que conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Durante a feira, aberta das 9h às 17h, haverá exposição e venda de flores naturais e plantas ornamentais e o público poderá também participar de atividades culturais, oficinas e palestras.

Dentro da programação do Festival das Flores, acontecerá o ‘Encontro Nordeste Holandês – Resgate histórico e perspectivas turísticas’, que pretende resgatar a história e fortalecer as oportunidades de negócios entre as capitais nordestinas. Esse encontro ocorrerá na próxima sexta-feira (14), a partir das 14h, no auditório do Centro Cultural São Francisco, Centro Histórico da cidade.

Palestras – A abertura solene do Encontro está prevista para acontecer às 14h e, em seguida, o público irá conferir a palestra ‘Informações históricas e culturais sobre a presença holandesa no Nordeste’, proferida pela professora Regina Célia, da Universidade Federal da Paraíba (UFBP); logo em seguida, às 15h25, segue o mesmo tema com o pesquisador Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins. Depois, representantes do Consulado Honorário da Holanda em Natal (RN) e a Delegação Comercial Holandesa em Recife (PE) debatem ‘Investimentos e relações comerciais Brasil/Holanda’.

Às 17h, haverá uma mesa redonda sobre ‘Experiências e perspectivas turísticas’, com as agências operadoras de turismo receptivo de Natal, João Pessoa, Recife e Maceió e o encerramento está previsto para acontecer às 18h, com a apresentação de ‘Canção brasileira: da colônia à modernidade’, com o tenor Vianey Santos. Haverá ainda a exposição do artista plástico Nivalson Miranda, sobre a colonização holandesa no Nordeste.