FGV realiza pesquisa sobre ‘Índice de Competitividade’

Por - em 72

A Secretaria de Turismo (Setur) de João Pessoa, em articulação com o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores de João Pessoa (GG65JPA), recebe na próxima segunda-feira (29) a pesquisadora Karen Ramos, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisadora irá realizar entrevistas de pesquisa de campo para o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011.

De acordo com os dados da Fundação Getúlio Vargas, João Pessoa obteve, no ano de 2010, 69 pontos, apresentando-se no nível 4 entre os 65 destinos indutores do País.  Isso significa que a Capital está entre os melhores cidades com capacidade de alavancar o turismo de sua região, por apresentar condições adequadas para atividade turísticas. Os níveis da pesquisa são pontuados de 0 a 5, sendo o último elencado com  nível de excelência.

Nesta visita, Karen Ramos fará entrevistas com representantes de órgãos do município e entidades, além de realizar visitas técnicas há alguns pontos turísticos da capital. Dentre os órgãos que farão parte da entrevista estão representantes do Sebrae/PB, PBTUR, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Infraero, Secretarias de Meio Ambiente (Seman), Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra), Saúde (SMS), Coordenação da Defesa Civil, e Turismo (Setur). Também serão entrevistados representantes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Sindicato dos Guias de Turismo (SINGTUR) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A pesquisa – Este estudo é realizado desde o ano de 2008 pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Sebrae e a FGV e tem como objetivo analisar a competitividade turística internacional dos 65 Destinos Indutores do País, 27 capitais e 38 não capitais. A pesquisa tem como base 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.