Fiéis terão trajeto iluminado e STTrans vai monitorar trânsito

Por - em 22

Os milhares de fiéis católicos que participarão da 245ª Romaria da Penha, que acontece entre a noite deste sábado (29) e a madrugada do domingo, deverão percorrer os quase 14 quilômetros de corredores com muito mais segurança. Nos últimos dias, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) iluminou, recapeou e limpou todo o trajeto. Além disso, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) colocará 53 homens para disciplinar o tráfego da área, a partir da tarde do sábado até o final da procissão. Mais 110 ônibus extras circularão durante o evento.

Segundo o diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Infra-Estrutura, Herivalter Rodrigues, houve reparos na iluminação de todos os corredores por onde passará a romaria, com a substituição de luminárias de 150 watts por outras mais potentes de 250 watts e também reposição de lâmpadas queimadas. Além disso, segundo ele, foram colocados 27 refletores na Avenida Dom Pedro II e mais oito na área da festa, na Penha. “A Avenida Sérgio Guerra (principal do Bancários) também está totalmente iluminada, sendo esta uma iluminação permanente dentro de convênio da Prefeitura com a Eletrobrás e a Chesf”, lembrou.

A Secretaria de Infra-Estrutura também investiu na melhoria da infra-estrutura viária (com recapeamento, recuperação do asfalto, desobstrução de galerias, reposição de tampas de bocas-de-lobo) em quase todo o trajeto, principalmente nas avenidas Pedro II, Sérgio Guerra (Bancários) e Hilton Souto Maior (Mangabeira). Todo o percurso será vistoriado na véspera da procissão, para eventuais consertos.

Limpeza – A limpeza do trajeto vem sendo feita há 15 dias por 80 agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com varrição, roço, capinação, coleta e pintura de meio-fio. Serviços semelhantes foram executados no entorno do Santuário da Penha. Durante a romaria, alguns agentes de limpeza acompanharão o cortejo e outros ficarão em pontos estratégicos, fazendo a coleta dos resíduos que são deixados para trás pelos fiéis.

Trânsito e transportes – Serão 35 agentes em pontos fixos, três supervisores e 15 motociclistas, que atuarão a partir das 17h, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro) à Praia da Penha. O esquema também contará com 16 fiscais e supervisores de transportes para controlar o embarque e o desembarque nos ônibus.
Serão interditadas, às 17h, as avenidas Trincheiras (no trecho entre as ruas Professora Alice Azevedo até a Irineu Jóffily) e João Machado (na área entre as ruas Rodrigues Chaves e a Rodrigues de Aquino). Na Penha, o acesso à área do santuário será bloqueado às 13h. Somente será permitido o tráfego de veículos dos moradores e da organização do evento, identificados com adesivos da STTrans.

A partir das 22h, com o início da romaria na Igreja de Lourdes (Centro), a STTrans iniciará a interdição das vias João Machado, Pedro II, Via Expressa Padre Zé (contorno da UFPB/CT), Sérgio Guerra e Walfredo Macedo Brandão (Bancários), Hilton Souto Maior, José dos Santos e Nossa Senhora da Penha. Esses bloqueios serão feitos à medida que a procissão for passando e liberados em seguida.

A Transnacional colocará mais 80 veículos e a Marcos da Silva outros 30. Para o embarque e desembarque dos fiéis, os ônibus ficarão estacionados na PB-008, nas proximidades do posto de combustível e no início da Avenida Hilton Souto Maior, sentido praia/Centro, próximo à rotatória.

A festa – Segundo a Arquidiocese da Paraíba, a Festa da Penha teve início na noite da última quarta-feira (26), com celebrações noturnas (chamadas de tríduo) e será encerrada com a tradicional romaria, que tem início às 22h na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Deve ser encerrado com missa campal celebrada pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, por volta das 4h, no Pátio da Penha, próximo ao santuário. Paralelamente, ocorre a festa profana, com parques e barracas armadas na Penha. Na quinta-feira, se apresentou no pátio a Banda Tentáculos. Para esta sexta-feira estava programado o show de Forrozão Arreios de Prata e da Banda Megashow.