Filme ‘Malha’ é atração do Cinemando deste sábado na TV Cidade

Por Rômulo Teodorico - em 380

Quem gosta de assistir bons filmes tem um espaço garantido na TV Cidade, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). É que neste sábado (24), às 21h, o programa Cinemando exibirá o filme ‘Malha’, do diretor Paulo Roberto. O documentário será exibido no canal 8 da Net.

A iniciativa, que faz parte de uma parceria da TV Cidade João Pessoa com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), visa valorizar e divulgar as produções de audiovisual realizadas em João Pessoa e no Estado. É o que afirma o diretor do programa, Sacha Teixeira. “É muito importante esse projeto para propagar a produção local de cinema. Tendo em vista que ela é pouco vista e o programa vem para isso, mostrar o telespectador o nosso cinema”, disse.

O enredo, que tem duração de 14 minutos, já ganhou vários prêmios e já participou de diversos festivais. Em 2014, Malha ganhou como melhor curta brasileiro no Festival Kinoarte de Cinema. Em 2015, o curta ganhou na categoria melhor fotografia, no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. O filme também marcou presença nos festivais Janela Internacional de Cinema do Recife, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.

Sobre o filme – Malha é um curta-metragem que relata uma prática tradicional do município de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba: a Malhação de Judas. Com olhar próximo – já que o diretor Paulo Roberto é natural da cidade e conhece a tradição desde pequeno –, o curta consegue transmitir a bestialidade e a beleza de uma tradição nordestina, que aqui ganha contornos peculiares, já que os ‘malhadores’ saem pela cidade e arredores mascarados conclamando a população para participar da cerimônia.

O Cinemando terá em torno de 12 produções, entre curtas e longas metragens. Nos últimos anos, a PMJP já investiu cerca de R$ 8 milhões em produções na área de cinema e vídeo.