Filme sobre D. Pedro I é exibido na Estação Cabo Branco, nesta 6ª

Por - em 54

Um trecho do filme brasileiro “Independência ou Morte” (1970) será exibido nesta sexta-feira (4), às 16h, na sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, como parte das atividades alusivas a Semana da Pátria que acontecerá no local até domingo, dia 6 de setembro. O filme fala sobre o dia da abdicação de Dom Pedro I e traça um perfil do monarca, desde a infância, quando veio da Europa com sua família que fugia das tropas napoleônicas, e sua ascensão à Príncipe Regente, quando Dom João VI retornou para Portugal.

A atração desta quinta-feira (3) foi a banda marcial da Polícia Militar. A banda foi criada no dia 8 de outubro de 1867 com 20 componentes e regida por um mestre e um contra mestre. A sua efetivação ocorreu no dia 15 de fevereiro de 1870.  A banda foi desativada por motivos econômicos, mas conseguiu ser reativada em agosto de 1876.

Um das bandas mais antigas e conhecidas do público é a 5 de agosto, que se apresenta neste sábado (5) na Estação, também às 16h. Ela foi fundada em 1964 que teve como maestro titular o popular Tenente Lucena. A primeira apresentação da banda ocorreu durante comemorações da Festa das Neves. Na ocasião da sua fundação, foram convocados profissionais que tocavam em filarmônicas do interior do Estado e também oficiais aposentados da Banda da Polícia Militar, bem como músicos iniciantes.

Comandada atualmente pelos maestros Adelson Machado e Rogério Borges, a 5 de Agosto conta com 55 componentes, todos músicos profissionais. Na atual gestão municipal, a banda deixou de tocar apenas em eventos oficiais e ganhou um lugar na cultura da Capital, principalmente após a vinculação à Funjope, a partir de 2005. Com um repertório eclético, interpreta peças de grandes nomes das músicas erudita e popular, além dos tradicionais e conhecidos dobrados, valsas, maxixes, baiões e frevos.

SERVIÇO:

SEMANA DA PÁTRIA
Período: 2 a 6 de setembro
Local: Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes – Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco.
Entrada aberta ao público.