Filme sobre efeito estufa será exibido no Cineclube Casarão 34

Por - em 27

O projeto Cineclube Casarão 34 desenvolve uma programação especial, nesta semana, fazendo referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Nesta quinta-feira (4), a partir das 19h30, será exibido o documentário ‘Uma Verdade Inconveniente’ (‘An Inconvenient Truth’, 2006, 100 minutos), dirigido por Davis Guggenheim, que aborda os mitos e equívocos existentes em torno do fantasma da mudança climática, com análise do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. A exibição é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a entrada é franca.

‘Uma Verdade Inconveniente’ venceu o Oscar de melhor documentário, em 2007. O filme acompanha de perto a palestra de Al Gore, ministrada centenas de vezes em várias partes do mundo, sempre com atualizações de dados. O diretor David Guggenheim intercala as explanações com imagens de arquivo, como vídeos ilustrativos e captações gravadas em outras ocasiões com o ex-vice-presidente, durante viagens internacionais e reuniões com pesquisadores e políticos.

Além de alertar que o planeta já se encontra em um estágio de calamidade, o documentário propõe possíveis saídas para que a Terra não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O Casarão 34 fica localizado na Rua Visconde de Pelotas, 34, em frente a Praça Dom Adauto, Centro da Capital. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 3218-9708, sempre no horário comercial.

Militante ambientalista – Al Gore já era internacionalmente conhecido como militante ambientalista antes mesmo da realização de ‘Uma Verdade Inconveniente’. O interesse pela ecologia vem de 19 anos atrás, anterior ao período em que assumiu o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, no mandato de Bill Clinton (1993-2001). Ele foi Prêmio Nobel da Paz em 2007. Neste mesmo ano, Gore recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional. O título faz referência à decisiva contribuição para o progresso na solução dos graves problemas da mudança climática, segundo a honraria.