Flávio Tavares participa de colóquio na Semana Nacional do Museu

Por - em 59

O artista plástico Flávio Tavares é atração da Semana Nacional do Museu, evento que está sendo realizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, até o próximo domingo (22). Flávio Tavares fará parte de um colóquio, que terá como tema a sua obra “No Reinado do Sol”, nesta terça-feira (17), às 15h30, na sala de convenção 2.

O painel “No Reinado do Sol” é uma releitura da história da cidade de João Pessoa, feita especialmente para a Estação Cabo Branco para compor seu acervo de obras permanentes. A obra, em óleo sobre tela, tem 3m de altura e 9m de comprimento, composta por cinco blocos unidos.

No colóquio, Flávio Tavares vai falar sobre a ideia e as técnicas utilizadas na obra, que é considerada por ele um marco na sua carreira artística, já que o revelou para o país por estar de forma privilegiada numa obra de Oscar Niemayer. “O mural é feito para o povo”, disse o artista, que avalia a Semana do Museu como uma ação sensível para acessibilizar a arte e cultura, além de estabelecer a Paraíba e a Estação Cabo Branco em um evento museológico nacionalmente.

Para esta quarta-feira (18), a gestão educacional da Estação Cabo Branco elaborou a Roda de Leitura e Poesia com a Escola Municipal Castro Alves, a partir das 14h, na sala de convenções 2. No mesmo dia haverá uma mesa redonda com a professora Bernardina Freire, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Átila Tolentino, Maria Botelho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e a mestranda Sandra Valéria Félix.

Outras atividades culturais acontecem no sábado (21), às 18h30, com a exibição do filme “Narradores de Javé” e apresentação musical do grupo de ciranda Vó Mera e Seus Netinhos, no anfiteatro, às 17h. No domingo, (22), haverá apresentação da Banda 5 de Agosto, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, parceira do evento.

Mais informações sobre a Semana Nacional de Museus podem ser adquiridas através do site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no endereço eletrônico www.museus.gov.br/9-semana-nacional-de-museus/.