FMC apóia realização de festival de capoeira, no Bairro dos Novaes

Por - em 48

Oficinas, rodas de capoeira, maculelê e coco são alguma opções do ‘Festival Capoeira Angola Comunidade 2008’, que acontece de 8 a 14 de dezembro, com uma ampla programação de oficinas, rodas e treinos, na Casa da Capoeira Angola e no Centro Popular de Cultura (CPC), ambos localizadas no Bairro dos Novais. O evento tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O Festival conta com a presença especial de mestres de vários estados brasileiros e do exterior, a exemplo dos mestres Perna Longa (São Paulo), Contra Mestre Arnaud do (Rio Grande do Norte), Contra Mestre Perna, (Alemanha,) Professor Omi (Estados Unidos), além de Mestre Jorge Satélite e Mestre Boca Rica, ambos da Bahia, este último, ex-aluno do ilustre Mestre Pastinha. Entre os capoeiristas da Capital, participam do evento Mestre Naldinho, Contra Mestre Mazinho, Professor Barata, Professor Marivan e Arcanjo.

Programação – O cadastramento do Festival acontece das 14 às 17h da segunda-feira (8), na Casa da Capoeira Angola. À noite, a partir das 19h, será formada uma grande Roda de Capoeira Angola, na tradicional Festa de Iemanjá, que acontece no Busto de Tamandaré, localizado na Orla Marítima da capital.

Na terça-feira (9), a partir das 9h, tem início a Oficina de Capoeira Angola. Às 14h30, acontece a oficina de ‘Coco de Roda’, com o Mestre Benedito, discípulo do Mestre Salustiano, de Pernambuco. Encerrando as atividades do dia, às 19h, será exibido os documentários ‘Uma Vida Pela Capoeira’, que retrata a trajetória do saudoso Mestre Pastinha, ícone da Capoeira de Angola, e ‘Mandinga em Manhattan’, que fala do Mestre João Grande, um ex-aluno do Mestre Pastinha, que reside atualmente nos Estados Unidos. Após as exibições haverá um ciclo de debates.

Na quarta-feira (10), das 10h15 às 12h30, o tema é a musicalidade na Capoeira de Angola. Às 15h, será formada uma Roda de Capoeira, no Parque Solon de Lucena (Lagoa) e às 19h, haverá uma Celebração em Ação de Graça, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Encerrando os trabalhos deste dia, a partir das 20h30, acontece a Solenidade de Homenagens aos Mestres.

A programação da quinta-feira (11) começa às 5h30, com um treino, na Casa da Capoeira Angola. Às 9h, acontece a oficina de Capoeira e Maculelê. Já às 15h, será formada uma roda de capoeira, na Praça Tiradentes, da Torre.

Na sexta-feira (12), às 8h, haverá uma visita ao Centro Dom Helder Câmara, com oficinas, shows dos alunos da instituição, atendidos pelo Mestre Naldinho, e roda de capoeira. Às 13h, a caravana visita o Lar Fabiano de Cristo, com a mesma programação da manhã. As atividades do dia serão encerradas com uma roda tradicional de capoeira, na Casa da Capoeira Angola Comunidade. As duas instituições estão localizadas na visinha cidade de Bayeux.

Dando continuidade aos trabalhos, no sábado (13) o festival oferece as oficinas de capoeira, maculelê e musicalidade. Às 15h, será formada uma roda de capoeira, na Praça da cidade do Conde. O encerramento do evento acontece no domingo (14), com uma manhã de lazer, na praia do Cabo Branco, onde os Mestres farão um passeio de barco até Picãozinho. A partir das 17h, com a entrega dos certificados e a cerimônia oficial de encerramento.

Mais informações na Casa da Capoeira Angola Comunidade, localizada na Rua Marta Pacheco, nº 570, Bairro dos Novais, ou pelos telefones 3233-8324 e 8800-3278 (Mestre Naldinho).