Força-tarefa da PMJP continua higienização de espaços públicos e realiza ação no Centro de Imunizações

Por Adriana Crisanto - em 191

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua com o trabalho de higienização nos espaços públicos da Capital como medida preventiva ao Coronavírus. Nesta terça-feira (7), as equipes estarão concentradas no Centro Municipal de Imunizações (antigo Lactário), no bairro da Torre. As ações prosseguem nesta semana também com a higienização e desinfecção das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os serviços tiveram início ainda em março quando foi detectado o primeiro caso suspeito da Covid-19 em João Pessoa.

Este trabalho é uma força-tarefa realizada em conjunto pelas Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Emlur. “O tempo do serviço de um lugar para outro depende do tamanho do local, seja prédio ou logradouro”, comentou o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Edísio Peixoto.

A ação consiste em varrição da área interna, externa e arredores, higienização interna e externa, pintura e remoção de lixo. O produto líquido usado na limpeza de banheiros e da área externa é o hipoclorito de sódio, que é recomendado pela Anvisa. O reforço na limpeza é feito com máquinas de pulverização, ideal para áreas com grande circulação de pessoas. Os profissionais que atuam na força-tarefa utilizam máscaras e vestimentas adequadas para o manuseio dos produtos de higienização.

Até o momento, segundo Edísio Peixoto, foram realizados trabalhos em 18 mercados públicos e cinco feiras livres de João Pessoa, além do Hospital Santa Isabel, Instituto Cândida Vargas, Hospital Clementino Fraga, Ortotrauma de Mangabeira e UPAs. “A intenção é que este trabalho se torne rotativo e frequente, até o fim dessa pandemia”, lembrou Edísio Peixoto.

“Estou torcendo para que esta ação que a prefeitura está fazendo, assim como outros países, seja eficaz e nossa cidade consiga obter um bom resultado no combate a Covid-19”, disse Raimundo Oliveira, que mora no Bairro dos Estados e sai de casa apenas para levar alimento para a mãe e uma sobrinha no bairro de Tambiá.