Formação continuada para profissionais de Centros de Educação Infantil em JP

Por - em 36

A coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) vem realizando uma política intensiva da formação continuada aos profissionais da área que trabalham nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e nas escolas municipais. Nesta terça-feira (28) será a vez dos coordenadores dos Creis participarem, pela manhã e à tarde, de encontro no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro). Já os especialistas da Educação Infantil terão sua formação na quinta-feira (30), no Crei El Shaday, localizado no bairro de Jaguaribe.

O encaminhamento da Sedec é investir no preparo técnico e pedagógico dos profissionais da educação infantil, principalmente com as Creis, aonde se vêm desenvolvendo um trabalho especial no processo educativo das crianças antes do processo de alfabetização. No último 25, na Escola Municipal José Américo de Almeida, houve a formação dos 250 professores dos Creis, e no dia 11 a formação foi para os berçaristas e monitores.

De acordo com a Sedec, serão realizados ainda nove encontros neste segundo semestre, alternando professores e técnicos. Entre os temas da formação continuada estão questões ligadas à identidade, com discussões sobre gênero, formações familiares e sociedade. Um dos pontos igualmente trabalhado é o processo de alfabetização e letramento e esse será o tema principal da próxima reunião de formação dos especialistas dos Creis, envolvendo assistentes sociais, pedagogos e psicólogos.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Sedec, Tarcyanna Alves, “esta formação só vem contemplar o trabalho que estamos desenvolvendo na Sedec, onde a educação infantil atua como base educacional para que as crianças possam estar aptas, com qualidade, a realizarem o ensino fundamental”.