Formatura reúne três mil alunos concluintes do Projovem Urbano

Por - em 78

Uma solenidade na tarde desta terça-feira (07), no Ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, no bairro do Miramar, vai marcar a formatura de cerca de 3 mil alunos concluintes do Projovem Urbano, programa gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O evento começa a partir das 17h e terá a presença da professora Maria José Feris, coordenadora Nacional do Projovem.

A turma concluinte integra o ‘Pólo Atitute’, cujas aulas tiveram início em abril de 2009. Márcia Lucena, coordenadora do Projovem em João Pessoa, explicou que ao todo, foram 18 meses de formação, que inclui a conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional básica, além do curso de formação cidadã. “O programa foi implantado em João Pessoa em 2005 e teve uma aceitação muito boa. Sempre matriculamos alunos acima da meta e o nosso índice de evasão escolar é um dos menores do Brasil. E o mais interessante ainda é que muitos dos alunos continuam a vida de estudante”, ressaltou Márcia. Durante a solenidade de formatura, haverá a apresentação do coral de educadores do programa, criado especialmente para a data.

Antes de seguir para a formatura, a professora Maria José Feris, coordenadora Nacional do Projovem, participa de um encontro com cerca de 160 novos educadores do Pólo Coragem, cuja turma deve concluir o programa em outubro de 2011. O encontro começa às 16h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), no bairro de Jaguaribe. Na ocasião, um grupo de alunos do programa irá encenar uma peça sobre a violência contra a mulher.

Projovem – O Programa é gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa desde 2005, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O curso tem duração de um ano e meio e, além de concluir o Ensino Fundamental, os jovens de 18 a 29 anos podem garantir uma qualificação profissional nas áreas ocupacionais de Construção e Reparos I; Construção e Reparos II; Turismo e Hospitalidade e Educação e Vestuário. Os alunos que desejarem concluir ou até mesmo iniciar no Ensino Fundamental através do Programa recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100 durante 20 meses.

Durante os anos de 2005 a 2008, quando o programa era denominado apenas de Projovem, a Prefeitura formou 7.500 alunos. Na versão ‘Projovem Urbano’ já foi formada uma turma com 5.200 alunos em 2009 e 4 mil agora em 2010. Alguns desses alunos concluintes foram aprovados no vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos cursos de biblioteconomia, história, biologia e pedagogia.