Forró e folclore esquentam a noite de abertura do ‘3º São João Rural’

Por - em 31

Muito forró pé-de-serra e grupos folclóricos deram o tom da noite de abertura do ‘3° São João Familiar Rural do Vale do Gramame’, aberto oficialmente no sábado (15) na Comunidade de Engenho Velho, com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e outras autoridades municipais, além de deputados, vereadores e jornalistas.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal (PMPJ), sob a responsabilidade de sua Fundação Cultural (Funjope), mais as secretarias municipais de Turismo (Setur), de Meio Ambiente (Semam), de Superintendência Transportes e Trânsito (STTrans), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Escola Viva Olho do Tempo (Evot) e Fórum da Agenda 21 Local.

A programação da festa, que aconteceu na Associação Agrícola dos Moradores de Engenho Velho e foi uma comemoração antecipada do ‘Dia de São José’ (celebrado no dia 19 de maio e que marca o início do ‘Ciclo Junino’), contou com o brilho e a alegria dos ‘Cirandeiros do Vale do Gramame’; as quadrilhas juninas ‘Fazenda Engenho Velho’, ‘Fazenda Chã da Cutia’ e ‘Fazenda Linda Flor’, acompanhadas da banda ‘Raízes do Vale’.

A noite teve ainda a participação do ‘Reizado de Caruá’, da cidade de Fortaleza (CE), do Programa de Extensão e Pesquisa de Cultura Popular ‘Brincantes Cordão do Caruá’, que foi recebido na Paraíba pelo ‘Grupo Folclórico Tenente Lucena’, vinculado ao Serviço Social do Comércio (Sesc-Centro) de João Pessoa, para duas apresentações na Capital: uma na comunidade Engenho Velho e outra no Centro Campestre Sesc Gravatá. Os dois grupos vão apresentar manifestações de cultura popular tanto do Ceará quanto da Paraíba.

O ‘Reizado de Caruá’, como é conhecido o grupo cearense, está percorrendo cidades do Nordeste pesquisando a linguagem artística e estrutura orgânica do folguedo reizado, com o que pretende potencializar a visibilidade das formas e fazeres artísticos presentes nas brincadeiras populares e expressões culturais tradicionais. A cultura do povo cearense é o referencial da criação artística que afirma as identidades e linguagens construídas historicamente.

A noite foi encerrada com um grande show de forró autêntico com a banda ‘As Bastianas’, que animou o público com composições imortalizadas na voz de grandes mestres da cultura popular nordestina, a exemplo de Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’, e Jackson do Pandeiro, o ‘Rei do Ritmo’, relembrando ainda Dominguinhos, Marinês e Sivuca.

O evento atraiu um grande número de pessoas e contou com a presença de autoridades como secretário de Turismo (Setur), Elzário Pereira Junior; a ouvidora municipal, Rossana Honorato; a coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos; o porta-voz do prefeito, Ubiratan Pereira; a secretária de Educação e Cultura (Sedec), Ariane Norma, e o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Lau Siqueira, além de integrantes da equipe desse órgão.