Forró, rock e balé clássico abrem o Circuito das Praças

Por - em 46

O projeto Circuito Cultural das Praças desta sexta-feira (13) vai levar ao público muito pé-de-serra, dança e mistura de ritmos modernos com regionais. No Ponto de Cem Réis, no Centro, a partir das 18h, tem apresentação de grupo Ripa na Chulipa, que promete reviver as canções dos principais compositores da música nordestina. Na Feirinha de Tambaú, a partir das 20h, tem início o ‘Novembro da Dança’, com a apresentação das companhias Acena e Paralelo, além dos bailarinos Erinaldo da Silva e a pequena Maria Luisa Pires, de apenas 11 anos de idade. A noite ainda continua com a banda Odecasa, no Largo de São Pedro, no Varadouro, às 22h30. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O projeto ‘Forró no Centro’ é uma parceria entre a Associação dos Forrozeiros da Paraíba e a Funjope, e foi aglutinado ao Circuito das Praças. O evento acontece todas as sextas-feiras, no Ponto de Cem Réis. A abertura foi na semana passada com Clã Brasil, Forró Caçuá e Os Cabras de Mateus. O grupo que desta vez vai animar o local surgiu em 2004. Os integrantes possuem dois CDs gravados, ambos intitulados ´João Neto e Ripa na Chulipa’, volumes 1 e 2.

Para João Neto, que faz o vocal principal do Ripa na Chulipa, se apresentar dentro do Circuito das Praças funciona como uma vitrine para os artistas que trabalham com o estilo pé-de-serra. “Para nós forrozeiros, o circuito é de grande importância. Muitas vezes não temos oportunidade de mostrar nosso trabalho. Agora, tudo fica mais fácil”, destacou.

Ripa na Chulipa é formado por Josimar Monteiro (sanfona), Chico (zabumba), Silvinho (triângulo e back vocal), João Neto (vocal), Edmilson (contrabaixo), Berg (bateria), Elizabeth (vocal). Juntos, eles vão apresentar sucessos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinêz, Trio Nordestino, Alcimar Monteiro, Jorge de Atinho, Nando Cordel, Pinto do Acordeon, Antônio Barros e Ceceu e outros nomes do forró nordestino.

Novembro da Dança e Odecasa – O ‘Novembro da Dança’ está consolidado no calendário oficial da Funjope. Nesta sexta-feira, a Feirinha de Tambaú vai receber a Acena Companhia de Dança, que irá apresentar fragmentos do espetáculo contemporâneo ‘Pulsação’. Enquanto isso, a Paralelo Companhia de Dança mostrará coreografias em estilo semelhante.

Ainda dentro do projeto, a dança afro terá a performance do bailarino Erinaldo da Silva. Já o balé clássico ficará por conta de Maria Luisa Pires, que é revelação local e integrante do Balé Jovem da Paraíba.

A banda Odecasa será a atração do Largo de São Pedro, no Varadouro. O grupo é formado por Henrique Peixe (voz e violão de doze cordas); Daniel Mesquita (violão e voz); Sheine Ataíde (baixo e voz); e Júnior Punk ((bateria). No show, os integrantes interpretarão as próprias composições, sem perder de vista o sincretismo com a brasilidade musical. Nesse ponto, entra em cena as influências da harmonia e ritmo regionais.