Fórum de Educação Física discute valorização profissional, nesta sexta-feira

Por - em 37

Mais de 200 professores da rede municipal de ensino estão discutindo a valorização profissional frente às políticas públicas atuais, tema central do 2º Fórum Municipal de Educação Física, que começou às 8h30 desta sexta-feira (21), na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco. A ação é uma promoção da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e as discussões prosseguem até o final da tarde.

O Fórum debate a realidade dos educadores físicos nas escolas municipais e é resultado das discussões que surgiram com a categoria durante a formação continuada de professores em 2008. “Acreditamos que é necessário aproveitar o momento que vive a escola pública municipal e discutir a educação física como disciplina inserida no espaço escolar. Acreditamos que dessa maneira poderemos avançar nas discussões sobre a concepção crítico-superadora, construindo diretrizes que estabeleçam laços concretos com os projetos de transformação social, sobretudo práticas pedagógicas voltadas para os anseios de nossos alunos”, argumenta Valmira Alencar, coordenadora de Esportes da Sedec.

As discussões centrais do 2º Fórum estarão pautadas nas questões relacionadas às diretrizes curriculares, políticas públicas e práticas pedagógicas da educação física. A intenção é que o debate fomente o processo de transformação social vinculado às mudanças da escola pública e insira o papel do educador físico nesta mudança. “Para tanto, precisamos ter subsídios teóricos e práticos, alicerçados na perspectiva de lutas que considere o papel crítico e emancipador da ação de educar”, objetiva a coordenadora.

Programação – O 2º Fórum Municipal de Educação Física começa com credenciamento às 8h. Em seguida, haverá apresentações culturais, com dança contemporânea da Escola Municipal Fenelon Câmara e com grupo folclórico da Escola Anita Trigueiro do Vale. Às 9h, haverá abertura oficial com a palestra ‘Valorização profissional: mito ou realidade frente às políticas públicas atuais’, proferida pela professora doutora Michelle Ortega Escobar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo como mediador o professor Evilásio Martins.

Os grupos de trabalho começam às 10h30, com os temas ‘Educação física escolar – Ação e reflexão de sua prática pedagógica’, ‘Diretrizes curriculares do ensino de educação física’ e ‘Políticas públicas e sua relação com as práticas pedagógicas da educação física’. Às 12h, ocorre o intervalo para o almoço e, às 14h, os trabalhos reiniciam com a exposição dos projetos desenvolvidos pelos educadores físicos da rede municipal de João Pessoa. Às 15h30, encaminhamentos das discussões dos grupos de trabalho e às 16h, o Fórum se encerra com uma mesa-redonda com os professores Lauro Pires Xavier Neto, Valmira Alencar e Michelle Ortega Escobar.