Fórum de TV Digital começa nesta quinta-feira com apoio da PMJP

Por - em 20

Apresentar as inovações em aplicações interativas para TV digital e debater as experiências de utilização do padrão brasileiro de TV digital aberta são temas do ‘Fórum Latino-Americano de TV Digital’. O evento acontecerá nesta quinta (8) e sexta-feira (9), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Na programação do evento estão a realização de mesas redondas e exposição de vídeos sobre a evolução da TV digital. A PMJP participará da mesa redonda “O cidadão na TV: contribuições da sociedade para a construção de uma televisão interativa e de qualidade”, que contará com a participação do diretor da TV Cidade João Pessoa, Gilson Renato.

Estão confirmadas as presenças de 30 latino-americanos, representantes de órgãos de governo e universidades de cinco países (Argentina, Uruguai, Equador, Chile e Peru). No evento, os participantes do Fórum irão debater com os brasileiros como está se dando a implementação, em suas regiões, do middleware Ginga. Trata-se de um software desenvolvido no Brasil que permite a interatividade na TV digital e que amplia a participação do telespectador na programação.

O evento é promovido pela TV UFPB e Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da UFPB), em parceria com o Ministério das Comunicações e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Conta ainda com a parceria do Governo da Paraíba; Ministério das Relações Exteriores; Estação Cabo Branco –  Ciência, Cultura e Artes; Sebrae; Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid); Gráfica e Editora Universitária.

Na coordenação do evento estão os professores Guido Lemos, coordenador do Lavid/UFPB; Sandra Moura, diretora da TV UFPB, e as jornalistas e pesquisadoras de TV digital Madrilena Feitosa, da TV UFPB , e Kellyanne Alves, do Lavid/UFPB.

Exposição – Paralelamente ao Fórum, também ocorrerá – nos mesmos dias e local – a “Exposição Latino-americana de Conteúdos Interativos para TV Digital”. A exposição é aberta ao público, que poderá conhecer o que há de mais novo em interatividade para TV digital, além de poder interagir com as aplicações apresentadas pelo Lavid/UFPB e outros segmentos nacionais e também latino-americanos.

Dentre as inovações pode-se destacar o aplicativo Libras na TV, desenvolvido pela equipe do Lavid/UFPB. O aplicativo faz uma representação do conteúdo do áudio para deficientes auditivos, através de um dicionário de sinais, que poderá beneficiar cerca de cinco milhões de brasileiros com problemas de audição. O modelo possibilita um novo formato de legendas em Libras, através de um avatar 3D, diferentemente do adotado hoje pelas TVs.