Fórum discute o fortalecimento do turismo no litoral da Paraíba

Por - em 19

O fortalecimento da região do litoral da Paraíba com foco na atividade turística terá mais um reforço. Nesta segunda-feira (6), às 8h30, gestores de 15 municípios paraibanos, inclusive João Pessoa, se reúnem no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB) para a institucionalização do Fórum Turístico do Litoral da Paraíba, que terá a função de elaborar o planejamento estratégico de desenvolvimento da atividade na área.

Durante a reunião será aprovado o regimento interno e eleitos os integrantes da estrutura administrativa. A criação do Fórum Turístico do Litoral da Paraíba segue as orientações de descentralizações feitas pelo Ministério do Turismo nas instâncias de governança para a descentralização, com as ações partindo do Governo Federal, passando pelos governos estaduais e em seguida pelos fóruns regionais até chegar aos municípios, que está prevista entre as determinações contidas no Plano Nacional de Turismo 2007-2010.

A Região Turística do Litoral da Paraíba é composta pelos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Mataraca, Marcação, Lucena, Baía da Traição, Rio Tinto, Pitimbu, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Pilar, Sapé e Cruz do Espírito Santo.

A Paraíba possui, segundo o Ministério do Turismo, nove regiões turísticas, dentre elas a Região Turística do Litoral da Paraíba, que terá prioridade dos investimentos do governo federal por possuir um município indutor em sua composição que é João Pessoa. O secretário de Turismo, Elzário Pereira, destacou que o Fórum Turístico do Litoral terá um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do turismo em toda a região.

“Com o esforço de todos os municípios envolvidos, o fórum será um espaço fundamental para o desenvolvimento da atividade turística não só na região do litoral, mas em todo o estado através da cidade de João Pessoa que integra a Região Turística do Litoral como indutora para as demais regiões”, enfatizou.