Fórum Municipal de Educação Física reúne 200 profissionais, nesta sexta

Por - em 20

Mais de 200 profissionais da rede municipal de ensino estarão reunidos durante toda esta sexta-feira (5), no I Fórum Municipal de Educação Física que a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) promove, em uma ação de sua Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer (Defise). O evento tem início às 8h, no auditório do Centro Administrativo, em Água Fria, e continua durante toda a tarde no ginásio do CAM.

A abertura começa com a mesa-redonda ‘Prática pedagógica do professor de Educação Física nas escolas’, a cargo dos professores Fernando José Cunha, Iraquitan de Oliveira Caminha e Pierre Normando da Silva, todos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Vânia Rezende de Carvalho (do Colégio Sesquicentenário). Os mediadores serão Dione Marques e Cláudia Cilene.

À tarde haverá exposição de trabalhos realizados em escolas, debates e grupos de estudo. “O encontro será a oportunidade para os educadores físicos do município discutirem as questões pedagógicas referentes ao ensino e à prática da disciplina nas escolas. Este Fórum é um espaço não apenas para discutir conteúdos, mas um recurso valioso na contextualização da Educação Física no cenário atual”, confirma Valmira Alcântara, coordenadora da Defise. Sua argumentação é de que se faz necessário dimensionar a metodologia na atuação do ambiente escolar, fomentando ações que reforcem a importância da Educação Física e da sua profissionalização.

A educação física é obrigatória em todos os níveis da rede municipal de ensino, dos Centros de Referência em Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. A importância de estimular o movimento e o despertar da consciência corporal começa desde cedo com as crianças da educação infantil, que participam de jogos e brincadeiras. Da série inicial ao 3º ano é a vez de estimular as habilidades motoras básicas, como saltar, girar e correr. Os alunos do 4º ano e 5º ano já estão aptos a ter uma iniciação esportiva e as do 6 º ao 8º ano disputam competições esportivas e participam do projeto Dança na Escola.

Um dos destaques da melhoria da educação física na rede municipal deve-se ao investimento da Prefeitura Municipal de João Pessoa na estrutura física com construção e melhoria de ginásios e quadras poliesportivas, com vestiários e materiais de apoio. “Alunos e professores têm se estimulado mais com esta melhoria, o interesse e a participação tem influência direta com condições adequadas para a prática da educação física e do desporto”, conclui Valmira.