Fórum Paraibano de Arborização Urbana é criado no IV Enau

Por Jô Vital - em 248

Vai até esta quarta-feira, 18, o IV Enau – Encontro Nordestino de Arborização Urbana, que reuniu, em João Pessoa, profissionais e estudantes para discutir o tema “Biomas e Ecossistemas – Fundamentos à Sustentabilidade do Paisagismo e Arborização Urbana”. O IV Enau contou com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e de diversas outras instituições, como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O IV Enau está sendo realizado na Faculdade Maurício de Nassau.

O encontro está sendo presidido pelo secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, e tem a vice-presidência sob o comando do engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes. A coordenação do IV Enau está sendo feita por Sérgio Chaves, diretor de Paisagismo daSecretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da PMJP e tem a vice-presidência sob o comando de Arnaldo Bezerra de Meneses, coordenador do Programa de Arborização Urbana da UEPB.

Forum  – Durante quatro dias, os 250 inscritos participaram de workshops, visitas técnicas e mini-cursos sobre temas relacionados às políticas públicas voltadas para o meio ambiente da região Nordeste. Um dos resultados mais significativos do IV Enau foi a criação do Fórum Paraibano de Arborização Urbana, que conta com a participação de representantes da Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), Anamma PB (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea),entre outras instituições. A partir do ano que vem serão realizados Fóruns sobre Arborização Urbana e Paisagismo nas cidades da Paraíba, sendo o primeiro Fórum na cidade de Cabedelo.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, a realização do IV Enau em João Pessoa reflete o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população e o meio ambiente da cidade. “Para nós, moradores de uma das cidades mais antigas do Brasil, essa relação com a natureza é muito forte. Por isso é tão importante a realização do IV Enau aqui em João Pessoa. O pessoense tem uma verdadeira paixão por nossas áreas verdes, somos um povo que gostamos de plantar árvores. Nada mais natural do que trazer para a nossa cidade a discussão sobre as políticas públicas de arborização urbana”, concluiu.

O IV Enau se encerra hoje, às 18h, com a palestra “Cidades Verdes Expressam Habitantes Dignos”,com o paisagista argentino Raul Canovas, professor, escritor e conselheiro da ANP –  Associação Nacional de Paisagismo e da APV – Associação Paulista Viva.