Fórum reúne dirigentes de cultura do Nordeste em JP, nesta quarta

Por - em 22

Grande parte dos secretários e dirigentes de cultura das capitais nordestinas já confirmou presença em João Pessoa durante o primeiro encontro de implementação do ‘Fórum Nordeste de Cultura’, que acontece nesta quarta-feira (29), das 9 às 18h, no salão panorâmico da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O Diretor Executivo da Funjope, Chico César, participará ao lado dos representantes culturais das capitais do Nordeste, a exemplo de Aracaju, Fortaleza, Maceió, Natal e Recife, que confirmaram presença neste evento, pautado anteriormente durante o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais, realizado no último dia 15 de junho em Brasília.

Durante o encontro acontece a avaliação e discussão da implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC), além de ações de intercâmbio regional e Estruturação do Fórum Nordeste de Cultura.

O Sistema Nacional de Cultura tem como objetivos programar uma política pública de cultura democrática e permanente, pactuada entre os entes da federação, e com a participação da sociedade civil, de modo a estabelecer e efetivar o Plano Nacional de Cultura, promovendo desenvolvimento com pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional. A base institucional do SNC vem sendo construída em todas as instâncias federativas, tendo à frente o Ministério da Cultura (Minc).