Fotojornalista francês Grison abre exposição na Estação Cabo Branco

Por - em 19

“Não iremos mais a mina – os últimos mineiros de carvão” é nome da mostra fotográfica, de autoria do fotojornalista Jacques Grison, que vai ser aberta neste sábado (15), às 10h30, no térreo da Torre da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes (ECARTES), localizada no bairro do Altiplano. O acesso ao local é livre ao público.

A mostra é composta por 15 fotografias coloridas que medem 52 centímetros de largura por 70 de altura e retratam o último dia de trabalho dos mineiros da Lorraine, região da França. As fotografias surpreendem pela potência da cor, pelo jogo de profundidade.

As imagens descrevem, cada uma, um episódio da última descida com o pudor e a reverência que devemos aos jovens que jamais voltarão da mina. Jacques Grison revela aspectos sutis e intrínsecos de homens que viveram 1.036 metros abaixo da superfície correndo perigo, mostrando suas tradições, costumes, companheirismo, superstições e ritos.

Como um bom fotojornalista científico, Grison foi confrontado a todas as dificuldades ligadas ao trabalho embaixo da terra e em um espaço confinado, onde descreve cada momento através das imagens.

Curriculo – Jacques Grison nasceu em 1958, em Verdun, uma região da França, que foi palco de uma batalha da Primeira Guerra Mundial ocorrida entre 21 de fevereiro a 18 de dezembro de 1916. Na cidade morreram cerca de 260 mil soldados (franceses e alemães). Foi também a mais longa batalha da Primeira Guerra Mundial e a segunda mais sangrenta, após a batalha do Somme.

Grison começou seus estudos científicos antes de entrar para o Conservatório de Teatro de Nancy. Neste período começa a manter um gosto acentuado pela pesquisa e a lógica científica, com fascinação pelas emoções humanas que se aprende a controlar ou a dissimular.

Serviço:

NÃO IREMOS MAIS A MINA – OS ÚLTIMOS MINEIROS DE CARVÃO”
Artista: JACQUES GRISON
Sábado (15)
Hora: 10h00
Local: Térreo da Torre Mirante – Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes – Altiplano Cabo Branco
Até 6 de junho de 2010
Visitação: Terça a sexta-feira das 9h às 21h.
Sábados e domingos – 10h às 21h
Informações: 3214.8303 / 3214.8270