Funcionárias da Emlur realizam 8ª Caminhada das Mulheres nesta quinta

Por - em 40

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza nesta quinta-feira (8) a sua tradicional Caminhada das Mulheres pelas ruas do Centro da cidade. Em sua oitava edição, a caminhada faz parte das comemorações do Mês de Cidadania Ativa para as Mulheres, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A concentração terá início às 8h na Praça Pedro Américo, onde será servido um café da manhã para as participantes.

Com a intenção de buscar a valorização do gênero dentro da sociedade, a VIII Caminhada das Mulheres da Emlur vai apresentar o tema “Nós Somos, Nós Podemos”, com o objetivo de expor os espaços conquistados pelas mulheres e, ao mesmo tempo, destacar que elas ainda podem conseguir muito mais. Ao longo do percurso, que sai do Teatro Santa Roza com destino ao Ponto de Cem Réis, 60 mulheres vão portar placas e cartazes com dizeres alusivos ao tema proposto.

Durante a caminhada, serão transmitidas mensagens sobre a importância da mulher na sociedade, enfatizando as conquistas dos direitos ao longo dos tempos e o ganho de poder da mulher nos dias atuais. São esperadas 400 mulheres funcionárias da Emlur, servidores das demais secretarias do município e representantes da sociedade civil, além das falas do prefeito Luciano Agra; da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Nézia Gomes; e das vereadoras Sandra Marrocos e Raíssa Lacerda.

A superintendente da Emlur, Laura Farias, acredita que o sucesso da caminhada pode ser medido pelo empenho das mulheres na sua construção. “A expectativa de nossas servidoras para este evento já podia ser sentida mesmo antes do início dos preparativos quando nos abordavam colocando-se à disposição para ajudar”, contou a superintendente. “É gratificante perceber que este sentimento só vem aumentando desde a última vez que fiz parte desse projeto como superintendente”, destacou.

Em todas as suas edições, a caminhada tem reunido, além das mulheres da Emlur, pessoas de todos os setores da sociedade, ligadas ou não ao órgão. Muitas servidoras convidam amigas ou levam as filhas para a caminhada. Alguns homens, funcionários da Autarquia, também fazem questão de acompanhar suas colegas no dia dedicado a elas. “É uma grande festa onde comemoramos nossas conquistas, nossos direitos e também apresentamos nossas reivindicações”, afirmou Laura Farias.

Arte e Cultura – Os cartazes que serão apresentados pelas mulheres durante a Caminhada foram confeccionados pela Oficina de Artes da Emlur, sob coordenação da Divisão de Arte e Cultura (Diac). A Oficina foi responsável, ainda, pela criação de uma faixa com cerca de 20 metros de comprimento e pela decoração com material reciclado para o trio elétrico que acompanhará o percurso, tudo nas cores rosa e lilás. Uma orquestra de frevo também deve acompanhar as mulheres até o Ponto de Cem Réis, através do apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Histórico – Desde 2005, seguindo o trabalho de valorização que já vinha sendo realizado pela gestão municipal, as mulheres da Emlur são chamadas a participar das atividades alusivas ao Mês da Mulher. A resposta destas servidoras foi imediata e, no dia 8 de março daquele ano, cerca de 300 mulheres foram até o Busto de Tamandaré para participar da primeira Caminhada das Mulheres.

Aparecida Pontes, coordenadora da Divisão de Bem-Estar Social da Emlur, (Dibes) conta que, nos últimos anos, as servidoras passaram a entender melhor o motivo da caminhada. Para Aparecida, esse trabalho de conscientização foi muito importante para que, hoje, elas conheçam seus direitos. “Percebemos que, nos últimos anos, essas mulheres começaram a refletir sobre o seu papel na sociedade a partir do trabalho desenvolvido pela Emlur chegando, inclusive, a receber relatos de uma melhora na autoestima de algumas servidoras”, afirmou.

Calendário – O cronograma de atividades preparado pela Emlur para celebrar o Mês da Mulher se estende até o final de março com serviços de saúde e beleza. Também serão ofertados exames ginecológicos preventivos e testes rápidos de HIV, além de palestras sobre saúde da mulher e higiene oral. Uma parceria com institutos de beleza vai oferecer corte de cabelo e limpeza de pele às mulheres da Emlur. As ações são realizadas na sede da Autarquia e também com as equipes de rua.